
A taxa de poupança das famílias na Zona Euro cresceu, tendo atingido, no quarto trimestre do ano passado, 14,6%. Trata-se de um valor superior ao registado no trimestre anterior (13,9%) e no período homólogo (13,3%), ou seja, no último trimestre de 2022. Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Eurostat.
Significa isto que a taxa de poupança das famílias na Zona Euro é bem superior à da dos agregados portugueses, que se fixou em 6,3% do rendimento disponível em 2023, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
“A taxa de poupança fixou-se em 6,3% em 2023 e 2022, bem como no terceiro trimestre de 2023. Em termos reais, o Rendimento Disponível Bruto (RDB) ajustado per capita das famílias aumentou 0,3% e 1,1%, relativamente ao trimestre anterior e a 2022, respetivamente”, lê-se no boletim do instituto.
Os dados do gabinete de estatísticas europeu indicam ainda que a taxa de investimento das famílias da Zona Euro abrandou no quarto trimestre de 2023, para 9,7%, um valor inferior ao verificado no trimestre anterior (9,8%) e no trimestre homólogo (10,1%).
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta