
Nos primeiros três meses do ano, o preço das casas aumentou 6,9% face ao mesmo período do ano passado. Trata-se da taxa mais elevada verificada desde o último trimestre de 2013, momento a partir do qual se iniciou um período de acréscimos sucessivos dos preços da habitação. De referir que também estão a ser vendidas mais casas, tendo sido transacionados 29.464 alojamentos no primeiro trimestre.
Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o Índice de Preços da Habitação (IPHab) apresentou também um aumento em relação ao trimestre anterior: subiu 1,8%, tendo sido mais intenso no caso dos alojamentos existentes (2,5%) comparativamente aos alojamentos novos (0,1%).
No que diz respeito à venda de imóveis, entre janeiro e março deste ano foram transacionados 29.464 alojamentos. “É necessário recuar até 2010 para encontrar um primeiro trimestre com um número de transações (32.849) superior ao registado em 2016. Do total de alojamentos vendidos, 23.956 respeitaram a alojamentos existentes (81,3% do total). Tendo por comparação o trimestre homólogo, o número de transações aumentou 14,6%. No entanto, as vendas de alojamentos existentes e novos registaram comportamentos diferentes, com um aumento de 18,8% na habitação existente e uma redução de 0,8% na habitação nova”, refere o INE.
Em termos de valor, nos três primeiros meses do ano, as transações de alojamentos familiares atingiram cerca 3,4 mil milhões de euros, sensivelmente mais 400 milhões de euros que no período homólogo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta