Trabalhadores na construção em Portugal

Casas mais caras? Falta de mão obra na construção agrava preços

A construção em Portugal continua ativa, com a atividade a crescer e mais empresas a nascer. E também há mais trabalhadores a construir casas e outros edifícios no país. Mas este crescimento da força de trabalho continua a não ser suficiente para fazer face às reais necessidades do setor. A falta de mão de obra (sobretudo qualificada) continua a assolar a fileira da construção em Portugal, acabando por subir muito os salários a todos os profissionais, desde pedreiros a engenheiros civis. Todo este cenário acaba por encarecer a habitação.
Setor da construção

Setor da construção cresce na zona euro e UE no mês de junho

A produção no setor da construção registou um crescimento de 1,7% na zona euro e de 1,9% na União Europeia (UE) em junho, face ao mesmo mês de 2024, de acordo com os dados divulgados pelo Eurostat na quinta-feira, dia 21 de agosto de 2025. Portugal acompanhou a tendência positiva, com uma subida de 1,8% no mesmo período.
Salários na construção

Emprego na construção aumentou 5,8% em 2023 – e salários 12,4%

Apesar dos elevados custos dos materiais e mão de obra durante 2023, a construção em Portugal manteve-se produtiva. Quem o diz é o Instituto Nacional de Estatística (INE), indicando que a produção na construção cresceu 5,8% durante o ano passado, mais 3,5 pontos percentuais do que no ano anterior.
Construção de casas em Portugal

Construção de casas vai crescer entre 1,5% e 4,5% em 2023

A construção enfrentou uma panóplia de constrangimentos ao longo de 2022. Os preços dos materiais continuaram a subir e a mão de obra ficou mais cara. Mas, mesmo assim, o setor deu provas de resiliência: a construção de habitações aumentou 3,7% em 2022, segundo estima a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN). E para 2023 tudo indica que a produção da construção de habitações vai continuar a crescer entre 1,5% e 4,5%, prevê ainda a associação.
construção volta a afundar em março

construção volta a afundar em março

a produção da construção em portugal voltou a afundar em março, registando a quarta quebra mais acentuada na europa. na evolução homóloga (março de 2013 contra o mesmo mês do ano passado), a queda em portugal foi de 16,7%, a quarta mais intensa entre os países da união europeia.
licenças para novos edifícios caem 10,4%

licenças para novos edifícios caem 10,4%

a produção da construção continua em queda. no segundo trimestre de 2011, segundo os dados ontem divulgados pelo instituto nacional de estatística (ine), foram licenciados 6.400 edifícios. este valor representa uma quebra anual de 10,4%.