IMI: a cruz dos proprietários que este ano pesou mais - resumo 2015

O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) é a cruz que todos os proprietários têm de carregar. Mas este ano, os donos de imóveis sentiram um peso maior, provocado pelo final da cláusula de salvaguarda, tal como se antecipava. A fatura a pagar foi entre 30% e 40% mais alta, e houve casos de até mais 500%. Mas o ano que vem promete ser menos doloroso, nomeadamente por causa do IMI familiar.
Sacos de plástico: taxa já rendeu 1,6 milhões ao Estado

Sacos de plástico: taxa já rendeu 1,6 milhões ao Estado

Durante o período transitório da lei que criou a taxa sobre sacos de plástico leves, cinco mil comerciantes declararam ao Fisco ter em stock um total de 16 milhões deste tipo de embalagens. Tendo em conta que cada saco custa dez cêntimos, o primeiro encaixe financeiro do Estado com a medida, adotada no âmbito da reforma da Fiscalidade Verde, foi de 1,6 milhões de euros (IVA incluído).

IRS 2015: senhorios podem juntar rendas a outros rendimentos sem ir ao banco

A reforma do IRS traz mais novidades para os senhorios em 2015. Os proprietários de imóveis arrendados que queiram agregar os valores recebidos com outros rendimentos na declaração de IRS de 2015 estarão livres de solicitar ao banco até 31 de janeiro uma declaração a fazer prova dos ganhos de capitais conseguidos durante o ano de 2014.
Reforma do IRS: de inquilinos a senhorios, toca em todos - resumo 2014

Reforma do IRS: de inquilinos a senhorios, toca em todos - resumo 2014

A reforma do IRS, que vai começar a ter efeitos a partir de 2015, marcou a agenda política e noticiosa do ano. Desde as especulações, às várias propostas da Comissão responsável pela reforma, até à versão final que foi aprovada em dezembro no Parlamento, muito se escreveu sobre o tema. Uma coisa é certa e comum às várias versões, nesta reforma fiscal ninguém escapa, nomeadamente no setor imobiliário: desde senhorios a inquilinos todos são afetados.
IMI: Finanças garantem que imposto está a ser cobrado devidamente

IMI: Finanças garantem que imposto está a ser cobrado devidamente

A atualização do imposto municipal sobre Imóveis (IMI) está a ser feita de três em três anos, como está previsto no Código do IMI. A garantia foi dada esta quinta-feira pelo Ministério das Finanças, na sequência de uma denúncia da Deco de que este imposto está a ser cobrado em excesso (244 milhões de euros a mais) por falta de atualização automática da idade e do valor dos imóveis.
OE 2015: portugueses preparem-se porque vêm aí mais impostos sobre o consumo

OE 2015: portugueses preparem-se porque vêm aí mais impostos sobre o consumo

A breves horas da publicação do Orçamento do Estado (OE) para 2015 discutem-se na praça pública, acima de tudo, as mexidas na tributação sobre o rendimento. Curiosamente, não se tem falado muito das possíveis alterações em matéria de tributação indireta, cujos impactos no dia a dia dos portugueses podem ser bastante onerosos e imediatos.