Estão abertas as candidaturas, até dia 7 de outubro de 2024, a um novo concurso do Programa Renda Acessível (PRA), para a atribuição de 146 habitações. É “a maior bolsa de atribuição desde a abertura do programa”, revela a Câmara Municipal de Lisboa (CML) em comunicado.
Em causa estão 29 apartamentos de tipologia T0 e 44 apartamentos de tipologia T1, “tendo em vista contribuir com soluções de habitação para os profissionais deslocados, designadamente os professores, mas também os enfermeiros e agentes de polícia, entre outros”, refere a autarquia. “Nas restantes tipologias disponibilizam-se 62 apartamentos T2, 10 T3 e um T4”, adianta.
A CML indica ainda que “grande parte das habitações está em processo de reabilitação ou na fase final de construção, podendo os candidatos aceder a informações acerca do estado do apartamento a que se candidatam na plataforma Habitar Lisboa”.
"Com o concurso que agora abrimos vamos chegar a mais 146 agregados, aos quais vamos disponibilizar casas com rendas mensais a partir dos 150 euros um pouco por toda a cidade"
Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa
Citado na nota, Carlos Moedas, presidente da autarquia, lembra que “a habitação é uma área absolutamente prioritária” e que está a ser feito “um esforço inédito no município para dar respostas concretas aos problemas que a cidade enfrenta nesta área”. E “em diversas frentes: na construção de novas casas, na reabilitação de habitações municipais que estavam devolutas quando assumimos funções e no subsídio ao arrendamento acessível, que no nosso mandato já chegou a mais de 1.500 agregados”.
Segundo o autarca, desde o início do seu mandato, em setembro de 2021, a CML já entregou mais de 2.000 habitações, garantindo “a 2.000 famílias a possibilidade de residir em Lisboa, em habitações dignas e com valores que os seus orçamentos familiares conseguem comportar”. “Com o concurso que agora abrimos vamos chegar a mais 146 agregados, aos quais vamos disponibilizar casas com rendas mensais a partir dos 150 euros um pouco por toda a cidade”, acrescenta.
Casas a concurso em 18 freguesias
As casas disponibilizadas neste concurso estão localizadas em 18 das 24 freguesias da cidade, sendo que cerca de 15 estão a ser reabilitadas em zonas históricas, nas freguesias de Arroios, Misericórdia e Santa Maria Maior. A autarquia destaca ainda o novo edifício em construção na zona de Entrecampos, na operação de Loteamento das Forças Armadas, freguesia das Avenidas Novas.
As outras freguesias contempladas neste concurso são: Parque das Nações, Lumiar, Penha de França, Santa Clara, Ajuda, Beato, Alvalade, Marvila, Olivais, Areeiro, Estrela, Alcântara, Carnide e São Domingos de Benfica.
O PRA destina-se a agregados familiares que procuram casa em Lisboa e não têm capacidade para aceder ao mercado privado. As candidaturas decorrem online, através da Plataforma Habitar Lisboa, e a atribuição das habitações é realizada através de concurso por sorteio.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta