
Estatuto do Cuidador Informal: guia para entender o que é
O que é o Estatuto do Cuidador Informal e quantos tipos de cuidadores informais existem? É alguém que presta assistência e cuida de pessoas dependentes, seja familiar ou não, tendo acesso a benefícios sociais e apoios específicos. Mas há muito mais a saber sobre esta função. Explicamos tudo sobre este assunto neste artigo da Deco Alerta.

Baixas pelo SNS24 contam para prazo de pagamento nas prolongadas
A baixa por doença até três dias, pedida através do portal do SNS24, será contabilizada para efeitos de pagamento, caso a baixa seja prolongada, explicou fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social à Lusa.

Certificado de recuperação Covid-19: o que é e para que serve?
A Covid-19 não tem dado tréguas e o número de casos confirmados continua a crescer em Portugal e no mundo. E também tem aumentado o número de recuperados da doença – já são mais de 1 milhões e 700 mil pessoas, de acordo com os dados da Direção-Geral de Saúde (DGS).

Vacinados que testem negativo deixam de precisar de isolamento
As pessoas com vacinação completa que tenham tido um contacto de risco deixam de fazer isolamento se testarem negativo à Covid-19, exceto se forem coabitantes e partilharem o mesmo quarto com a pessoa que testou positivo.Segundo uma norma divulgada pela Direção Geral da Saúde (DGS) na passada s

Como obter o certificado digital na app SNS24? Explicamos tudo
Já está disponível a app SNS24 que permite a emissão e apresentação do Certificado Digital da União Europeia em formato eletrónico. Mas como é que funciona? Explicamos tudo.

Vacinação: semáforos dizem qual é o tempo de espera na fila
A vacinação contra a Covid-19 está a seguir a bom ritmo em Portugal. E com a afluência aos centros de vacinação a aumentar, formam-se filas e os tempos de espera escalam.

Hospitais recebem 300 milhões de euros esta semana
Na semana em que enfrenta uma greve dos médicos, o ministro da Saúde vai transferir para os hospitais uma dotação extra de 300 milhões de euros. Paulo Macedo não vai esperar pelo Orçamento Retificativo para injetar mais dinheiro nos hospitais. O secretário de Estado do Orçamento assinou um despacho dia 26 de junho que liberta a verba. O valor deverá chegar às instituições do SNS esta semana.

Setor privado ganha mais de 500 milhões com subsistemas de saúde
Sem rede própria de unidades prestadoras de cuidados de saúde, a ADSE, a Assistência na Doença dos Militares (ADM) e os Serviços de Apoio na Doença (SAD) da GNR e da PSP recorrem aos privados para responder às necessidades dos seus beneficiários, garantindo-lhes receitas de mais de 500 milhões de euros e retirando 1,6 milhões de utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

saúde leva corte de 200 milhões em 2014
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai levar um corte de 200 milhões de euros no Orçamento do Estado do próximo ano. Este é, para já, o valor com que os serviços do ministério de Paulo Macedo estão a trabalhar para a elaboração dos respectivos orçamentos.

serviço nacional de saúde com saldo positivo pela primeira vez em quatro anos
o serviço nacional de saúde (sns) fechou o primeiro semestre do ano com saldo positivo de 74,8 milhões de euros, algo que não acontecia pelo menos há quatro anos.

rumores
poupança das famílias caiu para metade desde o 25 de abril: a poupança em portugal registou uma redução para cerca de metade entre 1973 e 2012.
saúde: ministério quer poupar 45 milhões com horas extraordinárias
o ministério da saúde quer poupar cerca de 45 milhões de euros com as horas extraordinárias este ano. em causa está o despacho publicado ontem a determinar que os hospitais têm de realizar uma redução de 20% dos custos com as horas extraordinárias em 2013.

rumores
paulo macedo prevê saldo zero no sns em 2013: o ministro da saúde prevê que o serviço nacional de saúde (sns) chegue ao final de 2013 com as contas equilibradas.

saúde: hospitais vão cortar mais 500 milhões na despesa
os hospitais do serviço nacional de saúde (sns) vão ter de implementar medidas que permitam atingir um corte na despesa de quase 500 milhões de euros no próximo ano.

saúde com corte de 200 milhões no orçamento do estado para 2013
o serviço nacional de saúde (sns) voltará a sofrer um corte na dotação orçamental em 2013, na ordem dos 200 milhões de euros.

catálogo de serviços partilhados poupa 15 milhões na saúde
as instituições do serviço nacional de saúde (sns) pouparam cerca de 15 milhões de euros em nove meses na compra de medicamentos e dispositivos médicos ao utilizarem o catálogo de aprovisionamento dos serviços partilhados da saúde.

serviço nacional de saúde duplica dívida em três anos
em três anos (entre 2008 e 2010), a dívida do serviço nacional de saúde (sns) mais que duplicou, situando-se em 2.904 milhões de euros no último ano, quando a ministra da saúde era ana jorge.

subida das taxas moderadoras aumenta procura pelos hospitais privados
há cada vez mais portugueses a optar por ir às urgências dos hospitais privados. em causa está o aumento das taxas moderadoras nas unidades do serviço nacional de saúde (sns).

rumores
arnaut diz que sns corre o risco de se descaracterizar: o socialista antónio arnaut, conhecido como o “pai” do serviço nacional de saúde (sns), considerou que este corre o risco de ser um serviço de segunda categoria.

hospitais do sns devem mais de 1,3 milhões aos laboratórios farmacêuticos
as dívidas dos hospitais do serviço nacional de saúde (sns) aos laboratórios farmacêuticos superaram os 1,3 mil milhões de euros no final de janeiro.

hospitais têm mil médicos especialistas a mais, diz ministro
o ministro da saúde, paulo macedo, disse terça-feira no parlamento que há mil médicos especialistas a mais nos hospitais portugueses, em contraste com a crónica falta de médicos de família.

fornecedores reclamam 2,72 mil milhões a sns
as misericórdias do algarve têm por receber as comparticipações do ministério da saúde para camas da rede de cuidados continuados desde maio.

governo cria banco de medicamentos para pessoas carenciadas
o governo vai anunciar a criação de um banco de medicamentos para cidadãos carenciados identificados por ipss e misericórdias.