
em três anos (entre 2008 e 2010), a dívida do serviço nacional de saúde (sns) mais que duplicou, situando-se em 2.904 milhões de euros no último ano, quando a ministra da saúde era ana jorge. segundo o tribunal de contas (tc), que realizou uma auditoria ao controlo da execução orçamental do ministério da saúde – deverá ser divulgada esta sexta-feira –, a situação é “preocupante”
de acordo com o jornal público, os juízes conselheiros do tc concluíram que cerca de 68% deste montante diz respeito a dívidas contraídas por entidades públicas empresariais, sendo que o valor “poderá ter de ser assumido pelo estado, com impacto negativo no saldo das administrações públicas”
os conselheiros do tc não estão apenas preocupados com o passado do sns, já que mostram algumas reservas às medidas de acompanhamento, controlo e avaliação entretanto decretadas pelos actuais responsáveis do ministério da saúde. isto porque o documento “medir o desempenho, pilotar a estratégia”, delineado pelo ministério, não abrange “o risco financeiro associado às características da oferta e da procura de cuidados de saúde”, adiantam
1 Comentários:
SR. MINISTRO DA SAUDE E SR. MINISTRO DAS FINANÇAS JÁ PENSARAM EM SENSIBILIZAR AS PESSOAS DOS HOSPITAIS, DAS CAMARAS, DAS CONSERVATÓRIAS E DIVERSOS SERVIÇOS PUBLICOS QUE SÓ DEVEM TER AS LUZES ACESAS QUANDO ESTÁ ESCURO E NÃO DURANTE TODO O DIA. SÃO MILHÕES QUE SE GASTAM SEM NECESSIDADE. ESTAREI ENGANADO ?
Para poder comentar deves entrar na tua conta