
Square AM investe em Portugal e Espanha – e compra edifício em Barcelona
A gestora de fundos imobiliários portuguesa Square Asset Management (Square AM) prevê investir mais 200 milhões de euros em Portugal e Espanha este ano, tendo comprado recentemente um edifício em Barcelona (Espanha) por 40 milhões de euros.

Fundo gerido pela Square AM compra imóvel arrendado à Conforama
Os investidores estão, definitivamente, de olhos postos no imobiliário comercial em Portugal, nomeadamente nos segmentos de retalho e logística. Prova disso é, por exemplo, a compra de um ativo logístico em Albufeira arrendado à loja de mobiliário Conforama por parte do fundo de investimento imobiliário aberto português Property Core Real Estate Fund, que é gerido pela Square Asset Management (Square AM). A transação foi fechada por 5,5 milhões de euros.

Shopping Alegro Montijo vai mudar de mãos: Square AM será nova gestora
A Square Asset Management notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) da compra do controlo exclusivo sobre o Alegro Montijo e a sua subsidiária Brafero, dona do imóvel onde está instalado o centro comercial.

Inapa falida é inquilina do fundo imobiliário CA Património Crescente
O CA Património Crescente, o maior fundo de investimento imobiliário nacional – tem mais de 1,2 mil milhões de ativos sob gestão –, é proprietário de dois armazéns onde a Inapa desenvolve ainda a sua atividade. Até à data, a distribuidora de papel, que está em “sérias dificuldades para prosseguir a sua atividade”, conforme reportou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), não tem rendas em atraso, revelou Pedro Coelho, CEO da Square Asset Management, entidade gestora do CA Património Crescente. O cenário pode, no entanto, mudar em breve.

Square AM e socimi ORES acordam permuta de supermercados
Mais uma operação com ativos de retalho alimentar é selada em Portugal. Desta vez, trata-se de uma permuta de ativos ocupados por supermercados entre a gestora portuguesa Square Asset Management e a socimi espanhola ORES. No total, a operação de ‘swap’ envolveu uma área que chega aos 24.270 metros quadrados (m2).

Fundo da Square AM dá o salto para Espanha com a compra de 10 supermercados
O fundo imobiliário gerido pela portuguesa Square Asset Management concluiu aquela que é a sua primeira aquisição em Espanha. Trata-se de um portfólio de 10 supermercados localizados em Madrid e Andaluzia.

Porto Palácio Hotel conhece novo dono por 62,5 milhões - o fundo da Square AM
O Porto Palácio Hotel conheceu um novo proprietário: a Sonae Capital vendeu-o ao fundo CA Património Crescente gerido pela Square Asset Management por 62,5 milhões de euros.

Sonae Sierra vende dois centros comerciais no Algarve a fundo da Square
O Sierra Portugal Fund, fundo gerido pela Sonae Sierra, vendeu o AlbufeiraShopping e o Centro Comercial Continente de Portimão ao fundo CA Património Crescente, gerido pela Square Asset Management. A Sonae Sierra continuará, no entanto, responsável pela gestão dos dois centros comerciais algarvios.
Impostos da venda de imóveis do Montepio à Caixa de Crédito Agrícola em risco de caducarem
A Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo (CCCAM) sentiu-se “usada” pelo Montepio e pela Square Asset Management na venda de imóveis intermediados por esta última entidade ao Fundo Especial de Investimento aberto da CCCAM. Em simultâneo, os impostos relativos a estas operações caducam e prescrevem no final do ano, já que o prazo para estas situações é de quatro anos sobre o facto tributário. Em causa estarão milhares de euros, quer em IMT quer em IRC, sendo que o Montepio terá ganho 210,6 milhões com as transações.

cerca de 20% dos imóveis na posse de fundos estão desocupados
o número de imóveis vazios nas carteiras dos fundos de investimento imobiliários institucionais (sem habitação) desceu ligeiramente em relação a 2011, apesar de cerca de 20% destes ainda estarem desocupados, pelo que não estão a render dinheiro.

fundos de investimento imobiliário resistem à crise
os fundos imobiliários são provavelmente os únicos investimentos que mantêm alguma estabilidade no sector, um dos mais afectados pela crise. fugindo à regra, foi o único segmento do ramo imobiliário em que a curva foi ascendente.