Hyderabad é a cidade onde está situada a Pott House, uma residência que se destaca pelo seu telhado em forma de lanterna.
Comentários: 0
casas rústicas
Vivek Eadara

A arquitetura não só define o espaço físico, como também pode melhorar a qualidade de vida, aumentando, assim, a luz e o ar natural. A utilização de materiais locais e sustentáveis não só reduz os custos, como também liga o edifício à sua área envolvente, otimizando os recursos naturais para criar ambientes acolhedores e eficientes. Estes princípios são aplicados na Pott House, uma casa situada na cidade de Hyderabad, na Índia

Casas de design
Vivek Eadara

Uma casa projectada sob "uma lanterna"

O estúdio indiano Kiron Cheerla Architecture concebeu a chamada Pott House, uma residência em Hyderabad, que se destaca pelo seu telhado em forma de lanterna, concebido para atrair luz natural e ventilação para o interior. A casa ocupa metade de um terreno ajardinado com solo de algodão preto solto, o que levou o estúdio a optar por uma estrutura em grelha leve com fundações em estacas.

Casas incríveis
Vivek Eadara

A Pott House foi construída com materiais locais e económicos, como madeira Maddi, alumínio ondulado e tijolos rústicos. De acordo com o estúdio, estes materiais proporcionam um "efeito de casa de época". Assim, o "desenho da casa foi fortemente influenciado pelo sistema estrutural de madeira escolhido, mantendo uma base de um só piso com um primeiro piso mais pequeno".

O projeto incorpora janelas de telhado viradas a norte e clarabóias no vértice da estrutura para melhorar a ventilação natural, permitir o arrefecimento passivo e obter um efeito estético atraente. As cordas do rés do chão permitem que as janelas do telhado mais salientes sejam abertas para criar um efeito de chaminé-ventilador, enquanto a luz solar que entra nesta área é filtrada através de um painel de ripas de madeira. À noite, as luzes interiores brilham para o exterior através do telhado, criando um efeito de lanterna.

casas incomuns
Vivek Eadara

O rés do chão está organizado em torno de uma sala de estar/jantar de pé-direito duplo situada sob as vigas de madeira expostas do telhado inclinado. A parede norte tem janelas e portas envidraçadas que ligam a sala de estar/jantar ao jardim, onde um pequeno pátio é abrigado pela forte inclinação do telhado de alumínio ondulado. De cada lado desta zona central, encontram-se o quarto e a cozinha, que ocupam espaços mais íntimos com tetos mais baixos e paredes com painéis de madeira escura. Na outra metade da casa, o primeiro andar mais pequeno alberga dois quartos adicionais ligados por um passadiço que conduz à sala de estar/jantar inferior a partir de uma pequena varanda.

Casas vintage
Vivek Eadara

Um design rústico e vintage

Os interiores são definidos por uma estrutura visível e painéis de madeira Maddi escura, enquanto as paredes exteriores são acabadas em tijolo rústico exposto, o que proporciona uma boa relação custo-benefício e uma estética vintage. Segundo o estúdio, "uma paleta de cores coerente de tons terra, como o tijolo vermelho, a madeira laranja e o pavimento creme, compatíveis entre si, unifica o espaço".

Casas rústicas
Vivek Eadara

Embora o resto do terreno seja, atualmente, um grande jardim, o cliente planeia ampliá-lo no futuro para criar um pátio central rodeado por mais edifícios. Esta futura expansão permitirá uma integração ainda maior do projeto com a envolvente natural e proporcionará espaços mais funcionais para uso familiar.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta