Aumentar salários em Portugal

Há margem para aumentar salários em Portugal, diz comissário europeu

Será que há margem para aumentar os salários em Portugal? “Em alguns setores em que a procura foi especialmente forte e houve níveis extraordinários de lucros, isso pode permitir ao setor privado e sindicatos encontrarem margem de manobra para aumentar o poder de compra” dos trabalhadores, disse Paolo Gentiloni, comissário europeu da Economia, em Lisboa. Paralelamente, Portugal é dos países no mundo onde há mais empresas a dizer que têm dificuldade em contratar pessoas, sendo o facto de os salários serem baixos um dos motivos para haver falta de trabalhadores em certas áreas. 
IRS trabalhadores domésticos

IRS: declarar salários de trabalhadores domésticos só até hoje

Os contribuintes que ao longo de 2021 pagaram rendimentos e não os indicaram mensalmente ao fisco, como pode suceder com os salários dos trabalhadores domésticos, têm até esta sexta-feira, dia 25 de fevereiro de 2022, para entregar a respetiva declaração.Este reporte é feito através a declaração Mod
Covid-19: quem está em casa em isolamento profilático e não pode teletrabalhar é pago a 100%?

Covid-19: quem está em casa em isolamento profilático e não pode teletrabalhar é pago a 100%?

A pandemia da Covid-19 deixou – e continua a deixar – marcas em Portugal e no mundo em todos os setores de atividade. Muitas pessoas entraram em lay-off, outras ficaram desempregadas e outras foram forçadas a trabalhar a partir de casa. Mas nem todas as profissões permitem o teletrabalho. O que acontece, então, no caso de quem fica em isolamento profilático em casa e não pode trabalhar? Continua a receber o ordenado a 100% ou terá cortes no salário? 
Salários vão subir (só) 2% no próximo ano

Salários vão subir (só) 2% no próximo ano

Os salários dos trabalhadores portugueses devem aumentar apenas 2% em 2016, apesar dos sinais de retoma da economia. Os gestores e os operários terão os aumentos mais reduzidos e os mais “sortudos” serão as chefias intermédias e os comerciais. A reposição dos cortes na Função Pública e a redução da sobretaxa devem ajudar a melhorar o rendimento.