Comentários: 0
Salários vão subir (só) 2% no próximo ano
GTRES

Os salários dos trabalhadores portugueses devem aumentar apenas 2% em 2016, apesar dos sinais de retoma da economia. Os gestores e os operários terão os aumentos mais reduzidos e os mais “sortudos” serão as chefias intermédias e os comerciais. A reposição dos cortes na Função Pública e a redução da sobretaxa devem ajudar a melhorar o rendimento.

Eugénio Rosa, economista da CGTP, considera que o aumento salarial rondará os 2% no próximo ano e que haverá uma “reposição mais rápida dos cortes na Função Pública”. Já João Cerejeira, professor da Universidade do Minho, revela que a subida pode ser ligeiramente superior e chegar aos 3%, sobretudo devido “ao regresso das portarias de extensão” nos contratos coletivos de trabalho, disse, citado pelo Dinheiro Vivo.

As categorias mais altas e as mais baixas deverão ser as menos beneficiadas. Segundo a publicação, que se apoia num estudo da Mercer, os cargos de direção geral e administração devem ter aumentos médios de 0,79%. Os operários só devem ter o vencimento melhorado, em média, 1,07%. Nas restantes categorias, os aumentos salariais devem ser de 1,23%. “As expetativas de incremento salarial sofreram uma diminuição”, em relação ao ano passado, em praticamente todas as categorias, considera a Mercer.

De referir que Governo e parceiros sociais voltam a discutir amanhã (dia 15) o aumento do o salário mínimo nacional para 530 euros, mais 4,7% que os atuais 505 euros. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade