Comentários: 0
Casas de férias: alojamento local debatido em Évora... e gera discórdia

A nova lei do alojamento local entrou em vigor há cerca de um ano – a 27 de novembro de 2014 –, mas continua “na ordem do dia”, sendo que de um lado está o Governo e do outro os hoteleiros. Será que o braço de ferro é para continuar?

Segundo o Jornal de Negócios, o assunto esteve em foco nos debates do primeiro dia do 27º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, que decorre em Évora – começou dia 25 e terminou ontem (dia 27).

“Não podemos assentar a oferta turística em algo que é descaracterizante face ao modelo hoteleiro tradicional”, disse o embaixador Francisco Seixas da Costa.

O caso espanhol veio então a discussão, já que em Barcelona, por exemplo, o Governo local tomou medidas para impedir o alojamento ilegal em plataformas como a Airbnb. “Temos de saber se queremos um turismo que cria riqueza e qualidade ou outro tipo de turismo que não o faz”, disse Amâncio López, membro de uma associação que representa os hotéis de Barcelona, citado pela publicação. Segundo o responsável, a estratégia deve ser definida a nível europeu.

E será que Lisboa pode vir a ser a próxima Barcelona, perante o enorme aumento da procura de alojamentos fora da hotelaria – em Portugal, são legalizadas em média 63 casas para turistas por dia? “O que passa é que há grupos organizados que gerem apartamentos turísticos em número e dimensão”, referiu Luís Alves de Sousa, diretor-geral dos hotéis Heritage. “Estou plenamente convencido que se existir um mínimo de exigência, uma grande parte desses apartamentos deixa de existir porque deixam de ser rentáveis”, acrescentou.

A expectativa de uma maior regulação no setor passa para o próximo Governo. Segundo a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), ou a regulação avança ou poderá estar em causa não só a atividade hoteleira como a estabilidade das próprias cidades.

Para Cristina Siza Vieira, presidente da direção executiva da AHP, é fundamental “parar para pensar”, sendo este o primeiro passo para que o braço de ferro possa chegar ao fim.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade