
No distrito de Vila Real, o refúgio da serra foi o local escolhido para fazer nascer uma aldeia ecológica, onde o bem-estar é a prioridade. Junto ao rio Tinhela, que dá nome ao alojamento, surgiram edifícios camuflados entre os troncos das árvores - é o Tinhela 610.
O projeto foi desenhado pelo arquiteto Luís Rebelo de Andrade, que concebeu, para além dos quartos em casas de madeira, um banho de inspiração japonesa, uma plataforma de ioga ao ar livre, uma sauna finlandesa e uma sala de jantar. Tudo isto entre um mar de verde, onde se ouvem os cantos matinais dos pássaros, o correr do rio e onde as estrelas brilham mais do que em qualquer cidade do país.
Aldeamento turístico sustentável: investimento estrangeiro em Portugal
O Tinhela 610 é um projeto desenvolvido por um casal de estrangeiros que investiu um milhão de euros quando descobriu o potencial da natureza portuguesa. Holly Niemela, dos Estados Unidos, juntou-se ao francês Edouard Payen e, com a paixão pela sustentabilidade, bem-estar e mindfulness, criaram uma aldeia ecológica em Vila Pouca de Aguiar.
Holly Niemela já tem experiência em retiros e programas de bem-estar e isso deu-lhe o conhecimento necessário para avançar com um projeto de turismo sustentável inovador que contribui para dinamizar a economia local. E foi em 2015 que Holly e Edouard se deixaram encantar por um local situado à beira-rio, em plena montanha.
O amor pela natureza e pelas atividades sustentáveis ecológicas fez com que nascesse ali, o sonho de construir um empreendimento turístico tendo como foco a sustentabilidade longe da confusão da cidade, onde pudessem ser praticadas atividades ao ar livre e onde a paz reina. Anos mais tarde, mais precisamente em 2023 o sonho tornou-se realidade.

Aldeia ecológica: inauguração em 2023
Inaugurado em setembro deste ano, o Tinhela 610 oferece alojamento para 14 hóspedes, a € 100 por noite. Até 14 de dezembro, a estadia inclui uma aula de yoga ou qigong pela manhã, uma sessão de meditação guiada à tarde e um pequeno-almoço rico com frutas e legumes locais, pão e ovos frescos.
O recurso a fontes de alimentação locais é uma das características que faz deste refúgio uma aldeia ecológica, já que procura formas sustentáveis de se abastecer.

Escapadinha de fim de semana: um paraíso em Vila Pouca de Aguiar
Um fim de semana longe da azáfama citadina já é um passo para abrandar a mente e o corpo. Durante a estadia no Tinhela 610, a natureza fornece todas as atividades que possas querer - uma caminhada na floresta, observar pássaros, pescar trutas e até nadar no rio, quando o tempo assim o permitir. Há, ainda retiros dedicados ao bem-estar emocional e espiritual.
Durante seis dias, os fundadores oferecem aulas de yoga, respiração, um desafio de banho gelado, para que, no final, te sintas uma versão melhorada de ti mesmo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta