Comentários: 0
Entre oito e dez Pousadas da Juventude privatizadas este ano

Já são conhecidos os resultados da segunda fase do concurso lançado pelo Governo para a concessão das Pousadas de Juventude, cuja entrega de propostas terminou a 31 de agosto: houve quatro interessados para três pousadas, a de Viseu, Vilarinho das Furnas e Penhas da Saúde. Na primeira fase foram adjudicadas duas propostas, sendo que o Executivo quer privatizar entre oito e dez pousadas até final do ano.

De acordo com o Expresso, na primeira fase do concurso, que terminou em junho, havia 14 unidades abertas à concessão, mas apenas duas foram adjudicadas: a pousada de São Pedro do Sul ao Inatel e a de Aljezur à Observar o Futuro (empresa proprietária de hostels). As restantes 12 foram agora postas a concurso, sendo que as quatro propostas recebidas vão agora ser analisadas.

A Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, organismo que tutela esta rede pública, revelou que as previsões apontam para que até final do ano sejam concessionadas “oito a dez Pousadas de Juventude, aproximadamente um quarto da rede”, que totaliza 40 unidades.

Além do concurso público, o processo também passa por conversações diretas com autarquias, como é o caso de Setúbal, Oeiras, Vila Real e Braga. O objetivo é entregar à concessão camarária a gestão das Pousadas nessas localidades, refere a publicação, salientando que no caso de Setúbal já foi assinado o protocolo com a câmara com vista à reabilitação e reabertura da Pousada de Juventude.

Para Emídio Guerreiro, secretário de Estado do Desporto e Juventude, “as condições previstas no caderno de encargos [dos concursos públicos] são exigentes e por isso limitam as entidades que têm condições ou vontade de as cumprir”.

De referir que entre os requisitos está o pagamento de um valor mínimo inicial, variável por Pousada, entre 2,5 mil a 2,2 milhões de euros (caso de Lisboa), destinado a liquidar dívida à banca. Reduzir o passivo destas Pousadas, cifrado em 9,8 milhões de euros em 2014, foi o alvo principal do concurso público, com o qual o Governo previa um encaixe inicial mínimo de 2,8 milhões de euros, entregando a privados a concessão de 14 unidades, escreve o Expresso.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade