Comentários: 0
Arquitetura de Lisboa de portas abertas este fim de semana: há 84 espaços para visitar...
O MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia é um dos espaços que pode ser visitado Sara Depraetere/Unsplash

A 7ª edição do Open House (OH) Lisboa realiza-se este fim de semana (sábado dia 22 e domingo dia 23), havendo 84 espaços públicos e privados para visitar na cidade com entrada livre, dos quais 38 estão em estreia. Trata-se de um evento internacional do qual fazem parte mais de 40 cidades em todo o mundo.

“Convidamos todos a descobrir o roteiro de 84 espaços, 38 dos quais novos. Este ano com a novidade de oferecermos também nove Percursos Urbanos feitos por especialistas a diferentes zonas de Lisboa. Para conhecer melhor a história, as mudanças e a arquitetura dos nossos bairros”, explica a organização do evento, a cargo da Trienal de Arquitetura de Lisboa.

“Queremos pensar a cidade de hoje carregando connosco o conhecimento da história e os desenvolvimentos urbanísticos trazidos com a modernidade”, lê-se no site da OH Lisboa. Segundo a organização do evento, “a diversidade do roteiro deste ano mostra isso mesmo: de uma casa no Restelo à habitação coletiva Pantera Cor-de-Rosa em Chelas, da Garagem do Conde Barão até à Torre do Tombo, passando pelo atelier Cecílio de Sousa”.

A edição deste ano da OH Lisboa será, de acordo com a organização, “uma oportunidade não só de celebrar a cidade, mas igualmente de refletir sobre que cidade queremos no futuro”. “As obras arquitetónicas exemplares apresentadas no roteiro são assim compreendidas no seu enquadramento urbano, tendo em conta os diferentes modos de habitar a cidade, bem como as dinâmicas presentes na produção urbana atual”, explica.

Que espaços podem ser visitados?

Teatros, igrejas, museus, casas privadas, escolas, palácios, hospitais. São vários – e diferentes – os espaços que podem ser visitados sem custos no fim de semana, de forma livre ou com visitas guiadas por especialistas.

Este ano, entre muitos outros, o OH Lisboa faz percursos que passam pelo Museu do Dinheiro, Cinema Ideal, Atelier Cecílio de Sousa, Imprensa Nacional, Casa no Arco do Cego, Fábrica Musa, Underdogs Gallery, Empreendimento Prata, Planetário Calouste Gulbenkian e Escola Francisco Arruda.

Integram ainda os percursos, entre outros, o Pestana Palace, Apartamento Arriaga, Museu da Marinha, Hub Criativo do Beato, Casa da Severa, Largo Residências, Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha, Gare do Oriente, Torre do Tombo, Hospital Júlio de Matos, Casa no Bairro das Estacas, SAAL - Bairro das Fonsecas e Calçada, Teatro Thalia e a Escola Secundária Padre António Vieira.

Clica aqui para acederes ao roteiro do OH Lisboa 2018 e aqui para ficares a conhecer os nove percursos urbanos. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta