Partilhamos uma mão cheia de sítios a visitar que costumam estar fora dos guias da cidade das 7 colinas. Planos ideais de verão.
Comentários: 1
O que fazer em Lisboa no verão
idealista/news

Este verão podes aproveitar o bom tempo para conhecer lugares incríveis em Lisboa, que muito provavelmente nem sabes que existem e que te vamos mostrar. A capital é famosa pelos seus ilustres monumentos e decorada com vários parques e jardins onde podes fazer um piquenique. As esplanadas estão espalhadas pela cidade e o difícil é escolher em qual parar para descansar e desfrutar de uma bebida fresca ou um petisco. Neste artigo revelamos-te 5 lugares (quase secretos) em Lisboa que são, no mínimo, curiosos. Deixa-te guiar.

Todos já terão ouvido falar da Torre de Belém e do Terreiro do Paço, ou já terão visitado a famosa rua da Bica de Duarte Belo – considerada uma das mais bonitas ruas do mundo.

Mas são muito mais as coisas que se podem fazer em Lisboa. A cidade das sete colinas esconde lugares que não estão inscritos em tabuletas, nem correm as bocas do mundo, habitualmente.

O que fazer em Lisboa no verão: 5 lugares que (quase) ninguém conhece

  • Porta 55 da Rua de São Bento

Situada na Rua Nova da Piedade, em São Bento fica a porta nº.55. E embora possas nunca ter ouvido falar, esta porta é redecorada de tempos a tempos refletindo o estado de espírito da cidade e enfatizando datas comemorativas do país.

O que fazer em Lisboa no verão: 5 lugares (quase) secretos na capital
@Porta 55

O senhor Carlos Silva é o maior responsável pelas decorações. E se algumas desaparecem, outras completam-se com materiais deixados por várias pessoas na loja de ferragens que se situa mesmo em frente ao número 55.

  • Lisboa em Banda Desenhada

O bairro de Alfama é um ponto de interesse turístico lisboeta que não passa despercebido aos turistas.

Porém, é num túnel que dá acesso a uma casa de banho pública - junto à escadaria da Rua Norberto Araújo – que se encontra um mural criado pelo ilustrador Nuno Saraiva onde são retratadas as partes mais relevantes da História da cidade, como por exemplo, os Descobrimentos.

Arte urbana
idealista/news

Uma obra em formato curvo, inscrita em pequenos quadrados assemelhando-se a uma banda desenhada.

  • O Hospital das Bonecas

Um lugar encantado do “faz de conta” cuja história poderia começar por “era uma vez...”, num tempo em que ainda não existiam carros que dona Carlota se sentava à porta da sua loja de ervas, perto do mercado, a fazer bonecas de trapo. Mais tarde começou a reparar, a pouco e pouco, os brinquedos das crianças que por ali passavam.

Hospital das Bonecas
Hospital das Bonecas

Ainda hoje, o Hospital das Bonecas, na Praça da Figueira, mantém as portas abertas e encontra-se em funcionamento, seja para reparar brinquedos ou receber visitas.

  • O jardim das Pichas Murchas

Sim, leram bem. O jardim das Pichas Murchas fica a caminho do Castelo junto às escadinhas de São Tomé e foi batizado por um calceteiro da autarquia que gostava de brincar com os muitos idosos que por ali paravam.

Jardim das Pichas Murchas
Flickr

Provoca gargalhadas a quem por lá passa e é alvo de muitos disparos fotográficos.

Ali – antes da Covid-19 - costumavam juntar-se vários jovens para conviver e apreciar o fim do dia, mas também os mais velhos que trocavam dois dedos de conversa entre jogos de cartas. Agora com o plano de vacinação, o certificado digital e medidas de mitigação da pandemia em curso tudo vai retomando a normalidade.

  • A Casa do Alentejo

Quem passa pelo Coliseu nem imagina que aquela fachada esconde uma casa digna das mil e uma noites. A casa do Alentejo foi assim nomeada oficialmente em 1939 e tem vindo a desempenhar um papel em prol da Cultura e Associativismo.

Casa do Alentejo
wikimedia_commons

As várias salas ornamentadas com detalhes únicos disponíveis para eventos, não deixam ninguém indiferente.

Mas não fica por aqui, esta casa escondida tem ainda uma biblioteca, um restaurante e uma taberna onde é possível desfrutar de momentos únicos, esquecendo a azáfama da cidade em que se encontra.

Assim, seja para aproveitar as férias ou dar um passeio...sozinho ou acompanhado, já sabes o que fazer em Lisboa este verão.

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

Nuno Saraiva
15 Agosto 2021, 0:11

Olá Equipa @idealista Muito obrigado pela referência à minha pintura mural História de Lisboa!
Se for possível, gostaria que substituíssem a imagem por uma actual, visto que este desenho relativo aos descobrimentos foi recentemente alterado, Obrigadoooo

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade