Estrangeiros passaram menos 3,8% noites no país face a outubro. Britânicos, alemães e norte-americanos são os que mais pernoitam.
Comentários: 0
Turistas estrangeiros em Portugal
Turismo no Porto Imagem de alexanderfriedrichmsc por Pixabay

A atividade turística em Portugal é muito impulsionada pela chegada de estrangeiros ao país. Mas em novembro observou-se um abrandamento do número de dormidas por quem chega de fora face ao mês anterior. O que também salta à vista é que os cidadãos estrangeiros pernoitaram menos noites em Portugal em novembro. Foram mesmo os turistas britânicos, alemães e norte-americanos que registaram o maior número de dormidas nos alojamentos turísticos em Portugal.

“Os mercados externos dão sinais de abrandamento, mas continuam a impulsionar a atividade turística”, esta é a conclusão do Instituto Nacional de Estatística (INE) perante os dados estatísticos sobre o turismo de Portugal relativos a novembro de 2023. Isto quer dizer que os estrangeiros passaram menos noites em Portugal em novembro do que em outubro deste ano (-42%), tendo totalizado 3,2 milhões de dormidas. E apesar de se ter registado um aumento homólogo de dormidas de estrangeiros na ordem dos 9,9%, esta evolução é, contudo, inferior à registada no mês anterior de 11,7%.

Os dados da estada média nos estabelecimentos de alojamento turístico vêm confirmar esta tendência: os estrangeiros passaram, em média, 2,85 noites em Portugal em novembro, menos 3,8% face a outubro. De notar, contudo, que desde 2013 que se verifica uma diminuição no número de dormidas por parte dos estrangeiros na reta final de ano (novembro e outubro), o que indica que esta é uma tendência que se continua a observar no país nos meses mais frios.

Já a nível nacional, “as dormidas de residentes totalizaram 1,3 milhões, reforçando a trajetória de crescimento iniciada no mês anterior (+2,3%; +0,3% em outubro)”, destaca o INE. Mas a estada média dos residentes (1,75 noites) diminuiu 0,4%, lê-se no boletim publicado esta sexta-feira, dia 29 de novembro.

Contas feitas, verifica-se que o setor do alojamento turístico em Portugal registou um total de 1,9 milhões de hóspedes e 4,6 milhões de dormidas em novembro, correspondendo a crescimentos homólogos de 9,2% e 7,5%, respetivamente (+8,9% e +8,6% em outubro, pela mesma ordem). E a estada média nos estabelecimentos de alojamento turístico (2,40 noites) diminuiu 1,6% em novembro (-0,3% no mês anterior).

Quem são os estrangeiros que mais fazem turismo em Portugal?

São 17 os principais mercados estrangeiros que mais escolhem Portugal para passar férias, representando 83,2% do total de dormidas de não residentes em novembro. Mas de onde vêm os turistas estrangeiros? Segundo o INE, são mesmo os turistas britânicos, os alemães e os norte-americanos que mais chegam ao nosso país.

Estes são os cinco países de residência dos estrangeiros que mais escolheram os alojamentos turísticos em Portugal para passar férias em novembro de 2023:

  • Reino Unido (15,3% do total de dormidas);
  • Alemanha (12,8%);
  • EUA (9,3%);
  • Espanha (8,5%);
  • França (6,3%).

Entre o top 5, o INE destaca ainda que o mercado britânico registou um aumento de dormidas em novembro face ao mesmo mês do ano anterior de 15,6%, seguido do norte-americano (+14,4%), do alemão (+10,1%), francês (+9,6%), espanhol (4,1%).

Apesar dos mercados canadiano, polaco e austríaco terem menos peso nas dormidas face ao total, o instituto destaca os seus “crescimentos expressivos” face ao ano anterior, de +34,4%, +24,7% e +22,6%, respetivamente. “Em sentido contrário, destacaram-se ainda os decréscimos apresentados pelos mercados finlandês (-12,9%), brasileiro (-3,4%) e sueco (-1,7%)”, conclui.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta