Viajar pela Europa é uma experiência desejada por muitos, seja pelas suas paisagens, a sua história ou a sua cultura. No entanto, um dos aspectos menos atraentes deste continente é a possibilidade de enfrentar atrasos nos aeroportos.
Alguns dos aeroportos mais movimentados da Europa também são aqueles com os maiores problemas quando se trata de pontualidade. Por este motivo, a Northner fez uma lista dos aeroportos com mais atrasos na Europa com base no tempo médio do atraso na partida e no número de passageiros.
Aeroporto de Luxemburgo
De acordo com este estudo da Northner, o Aeroporto de Luxemburgo é o que apresenta mais atrasos em toda a Europa. Localizado a poucos quilómetros da capital, registrou um atraso médio de 48,8 minutos antes da partida em 2023, afetando os 4,8 milhões de passageiros que passaram por suas instalações naquele ano.
Este número o coloca como o centro mais problemático do continente em termos de pontualidade, alcançando uma pontuação de interrupção de viagem de 9,89 em 10.
Aeroporto de Nápoles
O Aeroporto de Nápoles Capodichino é uma infraestrutura essencial para o sul da Itália. Serve como porta de entrada para a região da Campânia, incluindo destinos turísticos como a Costa Amalfitana, Pompeia e Capri. No entanto, esta popularidade vem acompanhada de atrasos.
Com mais de 171.000 partidas diárias, os voos neste aeroporto em Nápoles, tiveram um atraso médio de 27,5 minutos em 2023.
Aeroporto de Turim
Também conhecido como Aeroporto Sandro Pertini, é o principal acesso aéreo à região do Piemonte. Apesar de não estar entre os mais movimentados do continente, com 77.002 partidas diárias, o aeroporto teve um atraso médio de 23,3 minutos em 2023.
Aeroporto de Milão-Malpensa
Em quarto lugar está o Aeroporto de Milão-Malpensa, o maior da região da Lombardia e um dos principais aeroportos em Itália. Localizada a cerca de 50 quilómetros a noroeste de Milão, é um centro importante para a conectividade internacional do país, operando voos para todos os continentes.
Contudo, a sua importância e infraestrutura moderna não o isentam de atrasos. Com 414.538 partidas diárias registradas, o aeroporto sofreu um atraso médio de 22,6 minutos em 2023.
Aeroporto Schiphol de Amesterdão
O Aeroporto Schiphol de Amesterdão é um dos principais aeroportos da Europa e um dos mais movimentados do mundo. Com mais de 950.000 passageiros presentes diariamente, o seu papel como um centro de voos intercontinentais e europeus é incontestável. No entanto, este volume de operações também tem o seu preço, com um tempo de atrasos médio de 22,2 minutos por partida em 2023.
Aeroporto de Nuremberg
Localizado no sul da Alemanha, o Aeroporto de Nuremberg serve como um importante centro regional, conectando a Baviera a vários destinos europeus. Embora não atinja os níveis de excesso de passageiros como os principais aeroportos internacionais do país, o atraso médio registrado em 2020 foi de 19,3 minutos.
Aeroporto de Birmingham
Um dos principais aeroportos regionais do Reino Unido, atendendo milhões de passageiros todos os anos graças à sua localização estratégica no centro do país. Em 2023, registou um atraso médio de 19 minutos por partida.
Aeroporto Ferihegy de Budapeste
O Aeroporto Ferenc Liszt de Budapeste estabeleceu-se como um importante centro para a Europa Central. A sua crescente popularidade trouxe consigo uma pressão operacional significativa, embora em 2023, tenha registado um atraso médio de 18,9 minutos por voo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta