A Relais & Châteaux (R&C), associação que reúne 580 hotéis e restaurantes por todo o mundo, geridos de forma independente, acaba de anunciar 14 novas propriedades, sendo que duas delas estão localizadas em Portugal: a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, e a Casa de São Lourenço, em Manteigas. A chegada destes membros eleva para 34 o número de novas propriedades da família R&C só este ano.
Em comunicado, Laurent Gardinier, presidente da R&C, revela que a associação está “profundamente empenhada em seguir um caminho sustentável, contribuindo, através da gastronomia e da hospitalidade, para um mundo mais unido e humano, em total harmonia com a natureza”, afirmando mesmo ser “uma honra” receber “estes 14 novos membros, propriedades que partilham dos nossos valores, bem como da nossa paixão por tudo o que é bom e belo”.
Atualmente presente em 65 países, a associação que foi fundada em 1954, em França, e é liderada por hoteleiros, chefs e restaurateurs, possui propriedades que sabem preservar o património cultural, gastronómico e ambiental dos países onde se inserem, colaborando com artesãos locais.
Só na Península Ibérica, a R&C conta agora com quase quatro dezenas de propriedades, cada uma com a sua “identidade e história, mas todas partilham a mesma vontade de oferecer experiências verdadeiras, onde o luxo se mede pela emoção e não pelo excesso”, como referiu Gonçalo Narciso dos Santos, delegado da R&C para Portugal e Espanha, em entrevista ao idealista/news, no passado mês de outubro.
Além dos dois novos membros em Portugal, a R&C acaba de apresentar outros 12 no estrangeiro:
- Relais & Châteaux Auberge du Pont de Collonges, em Lyon (França): restaurante com duas Estrelas Michelin 2025;
- Relais & Châteaux Restaurant Pearl Morissette, em Jordan Station (Canadá): restaurante com duas Estrelas Michelin e uma Estrela Verde 2024;
- Relais & Châteaux The Torridon, em Torridon (Escócia): solar com 18 quartos e restaurante;
- Relais & Châteaux San Montano Resort & Spa, na Ilha de Ischia (Itália): hotel com 62 quartos e uma villa, restaurante e Spa termal;
- Relais & Châteaux Sequoia Lodge, em Adelaide Hills (Austrália): alojamento turístico com 14 suites, apenas para adultos.
- Relais & Châteaux Hotel Biaclyn Hakodate, em Hakodate (Japão): hotel com 6 suites e restaurantes;
- Relais & Châteaux Ytri, na Ilha Træna (Noruega): um hotel com 38 quartos e restaurantes, com abertura prevista para abril de 2026;
- Relais & Châteaux Borgo Pignano Volterra - Tuscany, em Volterra, (Itália): resort com 24 quartos e suites e 8 villas, restaurantes e Spa;
- Relais & Châteaux Hotel Katarina, em Orebić (Croácia): hotel só para adultos, com 11 suites e restaurantes;
- Relais & Châteaux Casa Góngora, em Villanueva del Ariscal (Espanha): hotel de 13 quartos e 3 villas, com restaurante e wine bar, com abertura prevista para a próxima primavera;
- Relais & Châteaux Nile Canopus (Egito): navio de cruzeiro com 12 quartos e restaurante, com abertura prevista para dezembro de 2025;
- Relais & Châteaux Few and Far Luvhondo, em Waterpoort (África do Sul): alojamento turístico com 6 villas e restaurante.
Já em Portugal, com os novos membros em Leça da Palmeira (Casa de Chá da Boa Nova) e em Manteigas (Casa de São Lourenço), o país passa a contar com 14 propriedades com o selo R&C, juntando-se aos já existentes Bela Vista Hotel & Spa, Belcanto, Casa da Calçada, Casa Velha do Palheiro, Fortaleza do Guincho, Herdade da Malhadinha Nova, Quinta Nova Winery House, The Yeatman, Valverde Lisboa Hotel & Garden, Valverde Santar Hotel & Spa, L’AND Vineyards e Hotel Vermelho.
Relais & Châteaux Casa de Chá da Boa Nova (Leça da Palmeira)
Com duas Estrelas Michelin 2025, este restaurante está inserido num edifício com o estatuto de Monumento Nacional de Portugal, graças às suas linhas futuristas aliadas ao betão branco, madeira escura e ângulos marcantes, com a assinatura de Álvaro Siza Vieira. Mas não é só a nível de arquitetura que este restaurante se destaca. O tipo de cozinha, criada pelos chefs Rui Paula e Catarina Correia, e a paisagem onde se insere, sobre um amontoado de rochas sobre o oceano, são um convite irrecusável.
“Criámos uma cozinha ‘etnoemocional’, livre de fronteiras geográficas e aberta a influências diversas, mas profundamente enraizada no nosso património cultural”, explicam os chefs em comunicado, acrescentando que “o mais importante é preservar o sabor autêntico de cada ingrediente”. A carta homenageia o poeta Luís de Camões, com uma sequência de 6, 12 ou 21 pratos, os Cantos, concebidos para enaltecer a qualidade dos pratos. Há ainda que referir a carta de vinhos, com 452 referências, sendo a maioria de origem portuguesa.
“É com grande satisfação e orgulho que nos juntamos à família R&C, uma prestigiada associação internacional que reflete os mesmos valores que nos movem: autenticidade, excelência gastronómica e uma hospitalidade com alma”, refere o chef Rui Paula, proprietário da Casa de Chá da Boa Nova.
“Na Casa de Chá da Boa Nova, acreditamos que a hospitalidade é uma arte. Procuramos oferecer uma experiência que combine requinte e simplicidade, onde cada detalhe conta uma história e cada sabor revela a essência da nossa região. Preservar e valorizar o nosso património cultural e gastronómico é, para nós, uma missão diária que dá sentido ao que fazemos. Este é o início de um novo capítulo, que celebramos com entusiasmo e gratidão, olhando para o futuro com a mesma paixão que nos guia desde o primeiro dia”, acrescenta.
Relais & Châteaux Casa de São Lourenço (Manteigas)
Este hotel com 20 quartos, incluindo cinco suites, com o restaurante Fatiga de cozinha tradicional ‘farm-to-table’ e um Spa de 400 metros quadrados (m2), situa-se na Serra da Estrela, onde nasceu, há mais de 70 anos, uma das primeiras pousadas do país.
O arquiteto Paulo Costa e o designer Nuno Gusmão redesenharam todo o espaço, preservando o seu carácter original e acrescentando terraços panorâmicos. O seu design interior combina a estética dos anos 40 com criações artesanais contemporâneas, como tetos revestidos em burel, mobiliário de autor e obras de arte.
Os seus quartos e suites destacam-se pelas janelas amplas que permitem desfrutar de vistas deslumbrantes sobre o Vale Glaciar do Zêzere e, mais ao longe, sobre a vila de Manteigas. A Casa de São Lourenço conta ainda com um spa e uma ampla piscina exterior.
À semelhança do que acontece com muitos estabelecimentos da R&C, também a Casa de São Lourenço está nas mãos de famílias. Isabel Costa e João Tomás, proprietários deste hotel em Manteigas, revelam que a intenção “foi sempre criar um lugar que parecesse ter pertencido à montanha desde sempre, uma expressão viva das suas histórias, texturas e silêncios, para partilhar com quem procura significado em cada viagem”.
“Enraizados na sabedoria das comunidades serranas, honramos o seu saber-fazer e partilhamos esse conhecimento com os nossos hóspedes...Simplicidade trabalhada com alma. Essa é a essência da nossa hospitalidade de montanha”, acrescentam os responsáveis.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta