Relais & Châteaux tem dois novos membros em Portugal
A Relais & Châteaux (R&C), associação que reúne 580 hotéis e restaurantes por todo o mundo, geridos de forma independente, acaba de anunciar 14 novas propriedades, sendo que duas delas estão localizadas em Portugal: a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, e a Casa de São Lourenço, em Manteigas. A chegada destes membros eleva para 34 o número de novas propriedades da família R&C só este ano.
Hotel de luxo Le Monumental Palace comprado pelo grupo espanhol H10
Integrou o portefólio do Banco Espírito Santo (BES) e passou para as mãos do empresário Mário Ferreira em 2013. O empresário português vendeu-o, depois, ao grupo francês Paris Inn Group, detentor da marca hoteleira de luxo Maison Albar, por cerca de 38 milhões de euros. Falamos do Maison Albar - Le Monumental Palace, um hotel de luxo no Porto com 63 quartos e 13 suites que volta agora a ter novo dono, tendo sido vendido pelo grupo Centaurus (ex-Paris Inn Group) ao grupo espanhol H10.
Hotel Mundial avança para a segunda fase de requalificação
O Hotel Mundial, ícone da Baixa Pombalina lisboeta desde 1958, dá mais um passo na sua estratégia de requalificação, com o início da segunda fase. Desenvolvido pela Broadway Malyan, este projeto pretende reforçar a ligação deste emblemático hotel à cidade de Lisboa e ao viajante contemporâneo.
Os segredos da Relais & Châteaux: “Experiências autênticas e memoráveis”
A associação Relais & Châteaux (R&C) “é uma grande família composta por mais de 580 casas espalhadas pelo mundo, hotéis e restaurantes independentes, que na sua maioria são conduzidos há gerações pelas mesmas famílias”. Em entrevista ao idealista/news, Gonçalo Narciso dos Santos, delegado da R&C para Portugal e Espanha, revela alguns dos segredos destes espaços. “Cada propriedade tem a sua identidade e história, mas todas partilham a mesma vontade de oferecer experiências verdadeiras, onde o luxo se mede pela emoção e não pelo excesso”, confidencia.
Administração profissional na gestão hoteleira evita perdas económicas
A complexidade de gerir um hotel, dada a exigência de coordenação de fatores como cumprimento da legislação, manutenção das instalações, supervisão de fornecedores e controlo dos padrões de qualidade, pode levar a erros irreparáveis sem uma administração profissional.
Baixa Hotels Group investe seis milhões para ter mais de 30 quartos
O Baixa Hotels Group acaba de anunciar um plano de investimento de seis milhões de euros que será colocado em prática durante os próximos dois anos. Este plano tem como objetivo permitir a expansão para mais de 30 novos quartos nas unidades já existentes.
Férias com animais? Estes são alguns hotéis pet friendly em Portugal
O Dia Mundial do Animal é a desculpa perfeita para uma escapadinha diferente: tu, o teu amigo de quatro patas e umas boas mini-férias juntos.
Investimento de 26 milhões dá vida a hotel de cinco estrelas em Gaia
Situado à beira-rio, o Origine Porto Gaia é o novo hotel de cinco estrelas de Vila Nova de Gaia, cujo investimento, por parte do grupo Mercan Properties, chegou aos 26,25 milhões de euros.
Radisson incorpora hotel Dom Pedro no portfólio para crescer em Lisboa
O Radisson Hotel Group reforça a sua presença em Portugal com a integração do Dom Pedro Lisboa Hotel na sua coleção Radisson Individuals, que reúne hotéis boutique com identidade própria. Localizado no bairro das Amoreiras, em Lisboa, este hotel oferece 263 quartos e suites, incluindo uma suite presidencial com 420 metros quadrados (m2), além de dois restaurantes, dois bares e um centro de spa e bem-estar.
Quinta das Canas acolhe o primeiro hotel do Barreiro
O Barreiro prepara-se para ter o seu primeiro hotel, com um investimento privado de 20 milhões de euros. A futura unidade será construída no terreno da Quinta das Canas, adquirido em hasta pública pela Câmara Municipal do Barreiro no dia 18 de julho de 2025. O lote de 7.500 metros quadrados (m2) foi vendido por cerca de 500.000 euros.
Vila Galé investe 20 milhões num hotel em parceria com o grupo Madre
O Grupo Vila Galé investiu cerca de 20 milhões de euros num hotel em Ponte de Lima, em parceria com o grupo Madre, tendo inaugurado oficialmente o empreendimento este sábado (17 de maio de 2025). Em comunicado, o grupo diz tratar-se do hotel Vila Galé Collection Ponte de Lima Vineyards – Historic Country Resort Hotel, Conference & Spa.
Turismo atrai investimento - mas oferta de hotéis à venda caiu 28%
Há cada vez mais turistas a visitar Portugal ano após ano, uma tendência que tem dado força à aposta em novas unidades hoteleiras. Aliás, a hotelaria tem sido mesmo um dos setores que tem dado mais impulso ao investimento imobiliário comercial no nosso país. Esta elevada procura acabou por reduzir em 28% a oferta de imóveis com licença turística à venda em Portugal no último ano, revelam os dados do idealista, editor desta newsletter. Foi nos distritos do Porto, Setúbal e Lisboa onde se observou uma maior descida do número de estabelecimentos turísticos disponíveis para venda.
Hotel do antigo tenista João Sousa em Guimarães nas mãos do Grupo Torel
O Grupo Torel é o novo proprietário do hotel vimaranense Conquistador Palace, que estava nas mãos do antigo tenista João Sousa e será convertido no Torel Royal Court. Abriu portas em 2021 e será o primeiro projeto com chancela Torel Boutiques no distrito de Braga.
Hotéis no Algarve: projeto de 158 milhões na praia da Lota (Manta Rota)
Vai nascer na praia da Lota, em Manta Rota, no concelho de Vila Real de Santo António (Algarve), um hotel de cinco estrelas. As obras estão previstas decorrer entre 2025 e 2026 e a abertura está agendada para 2027, estando em causa um investimento de 158 milhões de euros, anunciou a autarquia.
Hotéis Douro Royal Valley e Douro Palace comprados por fundo da Explorer
É mais um negócio imobiliário que demonstra que o setor hoteleiro português está de boa saúde, mantendo-se no radar dos investidores, nacionais e internacionais. Em causa está a aquisição de dois hotéis na região do rio Douro – Douro Royal Valley Hotel & SPA e Douro Palace Hotel Resort & SPA – por parte do Fundo Hospitality I, da Explorer Investments. Estavam na posse da J.A.S.E. - Joaquim, Afonso & Salvador - Empreendimentos Turísticos.
Hotéis Hilton em Vilamoura têm nova gestão – e Porto recebe novo hotel
Três hotéis em Vilamoura da cadeia Hilton passaram para as mãos dos fundos geridos pela Arrow Global no final de 2023. E, desde o dia 1 de outubro, estão sob gestão da Details, que pertence ao universo da Arrow. Mas nem tudo passa por desinvestimentos por parte da cadeia hoteleira norte-americana. No início deste mês, a Hilton anunciou que vai abrir aquele que será o seu terceiro hotel na cidade do Porto.
Força do turismo em Portugal reduz oferta de hotéis à venda em 27%
Portugal continua a ser um país de eleição para os turistas vindos de todo o mundo. E a elevada procura turística tem vindo a despertar cada vez mais interesse nos investidores nacionais e estrangeiros para investir em hotelaria, sendo este um dos setores que mais tem dado impulso ao mercado imobiliário português. É isso mesmo que mostram os dados do idealista/data: no final de agosto deste ano foram contabilizados 147 imóveis com licença turística à venda em Portugal, menos 27% do que no mesmo período do ano passado. A queda de estabelecimentos turísticos disponíveis para venda caiu mesmo em 12 distritos e ilhas, com Faro a liderar as quedas.
Hilton abre mais três hotéis em Portugal até 2026
A Hilton anunciou esta sexta-feira (2 de agosto de 2024) a abertura de três novos hotéis em Portugal, entre 2025 e 2026, em Vilamoura (Algarve), Santiago do Cacém (Setúbal) e Lisboa, sem revelar o valor do investimento.
Azora passa controlar hotéis, AL e campos de golfe em Óbidos
A hotelaria em Portugal tem dado que falar e continua atrativa aos olhos dos investidores, numa altura em que houve um recuo de investimento imobiliário comercial no país. Prova disso mesmo é que a espanhola Azora avançou com a compra de quatro empresas turísticas no país à gestora de capital de risco Oxy Capital, que detêm hotéis, alojamento local (AL) e campos de golf em Óbidos.
Hotéis à venda em Portugal: oferta cai 24% no início de 2024
O turismo em Portugal tem estado de boa saúde, com os negócios a florescer e novos visitantes a chegar. E o segmento hoteleiro tem sido dos mais dinâmicos no mercado imobiliário, atraindo os investidores nacionais e estrangeiros.
Castelo com quase 900 anos transformado em hotel em Ponte de Lima
Um castelo com quase 900 anos (de 1126) localizado em Ponte de Lima vai ser transformado num hotel e num projeto de enoturismo e produção de vinhos verdes. Em causa está um investimento de 20 milhões de euros do grupo hoteleiro Vila Galé, estado prevista a abertura ao público para 2025, bem como a criação de 42 empregos.
Hoti Hotéis espera abrir 2 hotéis este ano – e viu receitas disparar
O Grupo Hoti Hotéis, que opera com várias marcas, espera abrir ainda este ano um hotel em Braga e outro em São João da Madeira, num investimento de 30 milhões de euros. No estrangeiro, Luanda, em Angola, e Galiza, em Espanha, são os próximos destinos. Em 2023, o grupo obteve receitas de 102 milhões de euros, mais 22% que em 2022 e o valor mais alto de sempre, esperando ainda crescer este ano para os 110 milhões de faturação.
Hotéis em Vilamoura a ferver: empresa da Arrow quer comprar 2 unidades
A Capital Elements, empresa que faz parte do grupo britânico Arrow, quer comprar dois hotéis em Vilamoura, no Algarve, mediante a aquisição da empresa gestora das unidades Grande Buganvilia. A sua intenção de compra já foi comunicada à Autoridade da Concorrência (AdC) por um valor não revelado.
Turismo em Portugal: vão abrir 130 hotéis nos próximos 12 meses
O setor do turismo parece continuar a ser aliciante para quem quer investir em território nacional, apesar do contexto atual, marcado por uma alta taxa de inflação e pelo crescimento das taxas de juro. A verdade é que Portugal é o quarto país da Europa com mais projetos hoteleiros em construção e em pipeline, ou seja, planeados para os próximos 12 meses. São, ao todo, 130 unidades, que trarão ao mercado mais 15.149 quartos. Em causa estão dados que constam num relatório da consultora Lodging Econometrics (LE).
Hotel no Cartaxo que tem o Estado como credor continua sem comprador
O Estado continua sem se conseguir “desfazer” do Hotel da Quinta das Pratas, o único que existe no Cartaxo – abriu portas em 2002 e ficou insolvente em 2014, tendo sido esvaziado há um ano. Foram três as tentativas de venda do hotel através de leilão eletrónico, todas sem resultado. O maior credor é o Estado, que reclama cerca de 95% dos créditos de 3,22 milhões de euros sobre a Oliveira & Baião, que está em sede de liquidação e detém o direito de superfície do alojamento.