Comentários: 0
Páscoa em Portugal
Pixabay

A Páscoa está mesmo há espreita e se há quem não ligue muito a esta tradição, há também quem prepare uma ementa especial para o dia. São várias as tradições que de norte a sul do país, durante a Semana Santa, quando se preparam pratos típicos na esperança de juntar à mesa pequenos e graúdos. Se por outro lado, preferes aproveitar o fim de semana prolongado para uma escapadinha em família, este artigo também é para ti.

Preparámos uma viagem gastronómica, deliciosa e tradicional para que não percas nenhuma das iguarias que caracterizam a Páscoa em Portugal e para descobrires as tradições que se praticam nesta quadra em que o famoso coelho da Páscoa traz ovos de chocolate aos quais é difícil resistir.

De região em região, todas as receitas têm algo em comum: a abundância de comida e a alegria de quem os saboreia. E, nas mesas portuguesas existe um pouco de tudo, desde enchidos, a licores, cordeiro, até à tradicional bola e a pratos doces que ajudam a celebrar o final da Quaresma.

Descobre estes sabores, experimenta as suas receitas e deixa que estes pratos tradicionais ajudem a que a tua Páscoa 2023 seja especial. 

Minho

Cabrito assado tradicional
O cabrito assado tradicionalmente servido na Páscoa Wikipedia

No Minho, no norte do país, as celebrações são, normalmente, dirigidas pelo Compasso, um grupo guiado pelo padre local, que passa por todas as casas oferecendo a benção da cruz. A Páscoa é tão levada a sério que os habitantes preparam quase verdadeiros banquetes acompanhados de uma decoração de mesa alusiva à época. 

Se fores de viagem, ou estiveres perto da zona do Minho, poderás deliciar-te com um saboroso cabrito assado, bolas de carne e até mesmo o folar, feitos com uma massa recheada com diferentes carnes. Como é comum a quase todo o Norte, irás deparar-te com uma mesa farta que te deixará água na boca.

Alojamentos de férias no Minho

Ver máis alojamentos de férias no Minho

Trás-os-Montes

Folar de Chaves
Folar recheado de carne e enchidos Wikipedia

Pensar na Páscoa em Trás-os-Montes leva-nos imediatamente a pensar na estrela da festa desta região: os folares. Para além de outras iguarias como o borrego, cordeiro ou cabrito, a verdade é que nesta região os folares batizados com o nome de origem da sua produção, como por exemplo, o folar de folar de Valpaços - o único folar certificado do país (desde 2017), o folar de Chaves, de Mirandela, entre outros são o grande foco de atenção. 

O melhor de tudo é poderás escolher entre uma grande variedade de folares de carne. Tens à tua disposição vários formatos, receitas de massa e até mesmo recheios. Quem disse que não se pode agradar a Gregos e Troianos? 

Aproveita a passagem por Trás-os-Montes e não deixes de dar um passeio em família para apreciar as paisagens maravilhosas da região. 

Alojamentos de férias em Trás-os-Montes

Ver mais alojamentos de férias em Trás-os-Montes

Beiras

Ovos da páscoa
Pixabay

O folar é preparado com funcho e canela e decorado com ovos cozidos ou pintados de desenhos coloridos. Na Covilhã, além do tradicional folar, cozinham broinhasbolos de azeite e as empanadilhas da Páscoa, pequenos doces em forma de meia lua, recheados de amêndoas e nozes. Para comer e chorar por mais!

Mas não podemos esquecer o famoso enterro do bacalhau para celebrar o fim das privações da Quaresma, nomeadamente comer carne. Por isso mesmo, depois deste evento teatral que ocorre em várias regiões do país, nas Beiras encontrarás uma mesa com leitão assado e claro, bacalhau.

Com tantos pratos deliciosos, qual vais escolher para cozinhar durante a tua Páscoa caseira?

Alojamentos de férias nas Beiras

Ver mais alojamentos de férias em Beira

Alentejo

Piquenique no campo
Pixabay

No Alentejo a Páscoa é uma das épocas mais queridas e os alentejanos fazem por manter vivas as suas tradições centenárias onde celebram a ressureição de Jesus Cristo. Esta época é vivida com muita alegria e são mesmo vários os eventos que ocorrem em diferentes cidades com uma programação especial como missas e festejos e até concertos musicais.

Além disso, durante estas festividades é comum realizar-se um piquenique no campo com os sabores da cozinha tradicional e as planícies verdejantes como pano de fundo. No que respeita à gastronomia poderás deparar-te com o típico borrego e vários ensopados. Também aqui o folar e os ovos da Páscoa são presença obrigatória.

Alojamentos de férias no Alentejo

Ver mais alojamentos de férias no Alentejo

Algarve

Doces do Algarve
Unsplash

No Algarve muitos dos pratos de Páscoa são semelhantes aos que se prepararam de norte a sul, mas um deles tem uma receita alternativa muito interessante. Aqui, o folar foge à tradição e chama-se folar de folhas, preparado com canela, açúcar amarelo, limão e manteiga.

Também pelas aldeias e cidades do Algarve poderás deparar-te com diversos festejos que vão desde missas e procissões até feiras de artesanato e feiras alusivas ao folar onde encontrarás produtos típicos da região que poderás degustar como por exemplo, doces regionais, pães, mel e até mesmo licores locais. As celebrações são normalmente acompanhadas por espetáculos musicais.

Dependendo da zona que escolhas poderás aproveitar o fim de semana prolongado para adicionar um pouco de aventura à tua Páscoa, sendo mesmo possível realizar passeios de barco para ver golfinhos, pescar, experimentar fazer snorkelling, entre muitas outras coisas!

Prepara as malas e aventura-te pelo Algarve!

Ver mais alojamentos de férias no Algarve

A Páscoa por todo o país​​​​​​​

Amêndoas doces
As amêndoas são um dos doces mais típicos da Páscoa Pixabay

Além dos pratos típicos salgados e doces que podemos encontrar em cada região, existem pequenas tradições que são comuns a todo o país e que giram à volta de dois elementos: o chocolate e as amêndoas.

Durante a Páscoa, as famílias mimam os mais pequenos com a caça aos ovos de chocolate (desde tamanhos minúsculos a ovos gigantes) que normalmente acontece na manhã ou tarde do almoço de Páscoa em que os mais velhos escondem os ovos e os mais pequenos têm de os encontrar, num verdadeiro estilo de caça ao tesouro.

As figuras de chocolate, como por exemplo o famoso Coelhinho da Páscoa, e amêndoas Também não podem faltar. De acordo com a tradição, estas últimas deveriam ser a prenda ou o “folar” oferecido pelos padrinhos aos seus afilhados.

Agora que já conheces algumas tradições, mesmo que não tenhas planos para viajar na Páscoa, aproveita e experimenta fazer algumas destas iguarias e impressiona toda a família!

Ver alojamentos de férias no Portugal

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta