Comentários: 0

Um erro no portal e-fatura das Finanças impediu esta manhã os contribuintes de validar as faturas de 2015, cujo prazo termina esta segunda-feira ao final do dia, para que possam ser incluídas na declaração de IRS do ano passado. O Ministério das Finanças garante que o problema já está resolvido.

A validação de faturas só pode ser feita pela internet e este procedimento é importante para que os contribuintes possam usufruir de benefícios específicos em sede de IRS. Depois de validadas, os benefícios que resultam dessas faturas serão acrescentados automaticamente à declaração de IRS, que é pré-preenchida pelo Fisco.

O Negócios escreve que confirmou no e-fatura que não é possível validar nem confirmar faturas, surgindo a informação: "Já não é possivel completar a informação das facturas de anos anteriores a 2016". 

E o Ministério das Finanças assumiu ao jornal que existia um erro na página que está a impedir a validação das faturas, garantindo que esse erro está a ser corrigido.

Agora o Diário Económico veio noticiar que a situação já está resolvida e o portal está a funcionar.
 
Apesar de o prazo para as empresas e algumas entidades comunicarem algumas despesas ao Fisco ter sido alargado até 19 de fevereiro, o prazo para os contribuintes confirmarem as suas faturas continuou fixado em 15 de fevereiro, até final do dia, como se previa inicialmente. 

A entrega da declaração de IRS também tem novas datas este ano. Os trabalhadores com rendimento de trabalho dependente e/ou pensões terão de entregar a declaração entre 15 de março e 15 de abril, e os restantes poderão fazê-lo entre 16 de abril e 16 de maio. O Governo admite, contudo, que estes prazos venham a ser alargados.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta