O preço médio a que os bancos avaliam as casas aquando da concessão de crédito à habitação voltou a subir em abril, mês em que se verificou a maior subida dos últimos anos. O metro quadrado (m2) foi avaliado em 1.016 euros, superior em 0,5% (cinco euros) face ao mês anterior e em 2,6% face ao período homólogo. Desde janeiro de 2011 que não havia um avanço tão significativo.
“Este acréscimo resultou dos aumentos registados em 4 das 7 regiões NUTS II. A Área Metropolitana de Lisboa (com um valor médio de avaliação de 1.237 euros/m2, associado a uma variação de 0,5%) foi a região que mais influenciou o acréscimo mensal observado para o total do país”, referiu o Instituto Nacional de Estatística (INE).
De acordo com a entidade, o aumento da avaliação bancária das casas deu-se sobretudo no segmento apartamentos, com o m2 a valer 1.064 euros/m2, mais 0,8% que em março (1.056 euros/m2) e mais 4,8% que em abril do ano passado. “A Área Metropolitana de Lisboa registou o aumento mais expressivo (85 euros/m2 e variação de 7,4%)”, revelou o INE.
Para poder comentar deves entrar na tua conta