Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Avaliação bancária

Últimas notícias sobre "Avaliação bancária" publicadas em idealista.pt/news

Avaliação bancária de casas sobe para 1.111 euros por m2 em abril – o mesmo valor que na pré-pandemia

Em abril, os bancos voltaram a aumentar o valor da avaliação bancária realizada no âmbito da concessão de crédito à habitação. Depois de ter caído um euro em março, face ao mês anterior, para 1.110 euros por metro quadrado (m2), o valor mediado na avaliação bancária volta agora a aumentar também um euro, para 1.111 euros por m2. O mesmo valor recorde, portanto, que o verificado em fevereiro, no período pré-pandemia de novo coronavírus.

Notícia sobre:

Avaliação que banca faz às casas já reflete efeitos da Covid-19

Março de 2020 marcou um ponto de inflexão na tendência de subida do valor atribuído pela banca às casas em Portugal, desde 2016. No mês passado, foi assim a primeira vez que a avaliação bancária realizada no âmbito do crédito à habitação registou uma quebra num período de quatro anos, evidenciando já os efeitos da crise gerada pela pandemia global do coronavírus, segundo os dados oficiais do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta segunda-feira, dia 27 de abril de 2020. 

Notícia sobre:

CMVM aceita medidas extraordinárias nas avaliações de imóveis

Desde o rebentar da atual crise, gerada pela pandemia do coronavírus, que os bancos e os peritos avaliadores têm vindo a adotar medidas extraordinárias nas avaliações de imóveis, de forma a manter o negócio, num contexto de confinamento e distanciamento social. Agora o regulador desta atividade veio dar luz verde a procedimentos fora das práticas habituais, desde que sejam cumpridas determinadas regras. As recomendações da CMVM - Comissão do Mercado de Valores Mobiliários constam de uma carta-circular, com data desta segunda-feira, dia 30 de março de 2020, e que produz efeitos durante o período de estado de emergência e 15 dias após o seu termo.

Notícia sobre:

Avaliação bancária de casas soma e segue: chega aos 1.330 euros por m2 em janeiro

O valor médio a que os bancos avaliam as casas em Portugal para efeitos de concessão de crédito à habitação está a subir há quase três anos, desde abril de 2017. Em janeiro de 2020 fixou-se nos 1.330 euros por m2, mais nove euros que no mês anterior e mais 104 euros que no mesmo mês do ano passado. Trata-se de um novo máximo histórico, pelo menos desde que o INE tem dados, janeiro de 2011.

Notícia sobre:

Avaliação bancária de casas bate recordes: valor por m2 subiu 101 euros num ano

O valor médio a que os bancos avaliam as casas no âmbito da concessão de crédito à habitação tem vindo a aumentar todos os meses. Em dezembro de 2019, atingiu 1.321 euros por metro quadrado (m2), mais 9 euros (0,7%) que em novembro e mais 101 euros (8,3%) que no período homólogo. No conjunto do ano, a média fixou-se em 1.286 euros, mais 7,9% que em 2018.

Notícia sobre:
Gtres

Avaliação bancária de casas (já) está nos 1.312 euros por m2, um novo máximo

O valor pelo qual os bancos avaliam as casas para efeitos de concessão de crédito à habitação está a subir desde abril de 2016. Em novembro, o valor médio do metro quadrado (m2) fixou-se nos 1.312 euros, mais 8 euros (0,6%) que no mês anterior e mais 97 euros (8%) que no período homólogo. É o valor mais alto desde que o INE tem dados – janeiro de 2011.  

Notícia sobre: