Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Avaliação bancária

Últimas notícias sobre "Avaliação bancária" publicadas em idealista.pt/news

Descomplicar a linguagem do crédito à habitação: o que é a avaliação do imóvel?

São muitos os portugueses que recorrem aos bancos para comprar casa. E muitas vezes deparam-se com contratos de crédito à habitação redigidos com linguagem de difícil compreensão, que tem de ser descodificada. Hoje explicamos-te o que é a avaliação bancária.

Notícia sobre:

Avaliação bancária de casas dispara para 1.256 euros por m2 e atinge máximos históricos

Os bancos voltaram a aumentar em abril o valor que atribuem às casas, aquando da contratação de um crédito à habitação. O valor médio de avaliação bancária foi 1.256 euros por m2, mais 85 euros que no período homólogo. É o valor mais elevado de sempre. 

Notícia sobre:

Hora de avaliar a casa para pedir um crédito à habitação: os fatores que pesam

A avaliação bancária é o primeiro passo a dar no processo de compra de casa com recurso a crédito à habitação. Que características fazem, então, com que um imóvel seja mais valioso que outro? Localização e idade do imóvel são alguns desses fatores. 

Notícia sobre:

Preço de venda de casas em Lisboa é muito superior ao da avaliação bancária

O valor da avaliação bancária das casas atingiu em março os 1.247 euros por metro quadrado (m2), o valor mais elevado desde que há registo. Mas está, ainda assim, cada vez mais aquém dos preços de venda, tendo a diferença aumentado bruscamente a partir de 2016. 

Notícia sobre:

Avaliação bancária de casas em máximos históricos: 1.247 euros por m2

O valor da avaliação bancária das casas – atribuído para efeitos de concessão de crédito à habitação – tem vindo a subir mês após mês, tendo atingido em março os 1.247 euros por metro quadrado, o valor mais elevado desde que há registo (2002).

Notícia sobre:

Casas valem cada vez mais para os bancos - valor subiu 6,8% num ano

A “resposta” dos bancos à euforia que se vive no setor imobiliário tem passado por aumentar o valor da avaliação bancária, realizada para efeitos crédito à habitação. Em fevereiro foi de 1.239 euros por m2, mais 6,8% que no período homólogo.

Notícia sobre:

Avaliação bancária das casas chega aos 1.226 euros por m2 em janeiro (sobe há 22 meses)

O valor médio de avaliação bancária realizada no âmbito de pedidos de crédito à habitação voltou a aumentar em janeiro de 2019, para 1.226 euros por m2, uma tendência que se mantém há 22 meses (está a subir desde abril de 2017).

Notícia sobre:

Avaliação bancária de imóveis atinge novo máximo e fixa-se nos 1.212 euros

O valor médio da avaliação bancária em Portugal continua a subir sem parar e a atingir novos máximos. O preço do metro quadrado (m2) aumentou pelo 19º mês consecutivo, em outubro, fixando-se nos 1.212 euros. Trata-se de uma subida de 6,2%, cerca de 71 euros, face a igual mês do ano passado, segundo os mais recentes dados do INE.

Notícia sobre:

Peritos avaliadores de imóveis em crise desafiados a fazer greve

Perante a crise que afeta atualmente a atividade de avaliação imobiliária Fernando Santo, ex-Bastonário da Ordem dos Engenheiros e atual administrador da Caixa Económica Montepio Geral, manifesta o seu repúdio por esta situação e em jeito de desafiou pergunta: “Senhores avaliadores continuam a trabalhar e não fazem greve?”

Notícia sobre:

Avaliação de imóveis: o problema dos baixos preços e prazos curtos impostos pela banca

Com os valores da avaliação bancária de imóveis em máximos, os peritos profissionais deste setor enfrentam, todavia, momentos de forte baixa. Honorários reduzidos, concorrência elevada (e por vezes) desleal, seguros caros - mas que não cobrem os todos os riscos -, aumento da responsabilidade civil e um regulador, a CMVM, sem meios para fiscalizar, são alguns dos aspetos caraterizam a situação de crise que se vive atualmente na atividade de avaliador imobiliário em Portugal. 

Notícia sobre: