Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Avaliação bancária

Últimas notícias sobre "Avaliação bancária" publicadas em idealista.pt/news

Avaliação bancária de imóveis atinge novo máximo e fixa-se nos 1.212 euros

O valor médio da avaliação bancária em Portugal continua a subir sem parar e a atingir novos máximos. O preço do metro quadrado (m2) aumentou pelo 19º mês consecutivo, em outubro, fixando-se nos 1.212 euros. Trata-se de uma subida de 6,2%, cerca de 71 euros, face a igual mês do ano passado, segundo os mais recentes dados do INE.

Notícia sobre:

Peritos avaliadores de imóveis em crise desafiados a fazer greve

Perante a crise que afeta atualmente a atividade de avaliação imobiliária Fernando Santo, ex-Bastonário da Ordem dos Engenheiros e atual administrador da Caixa Económica Montepio Geral, manifesta o seu repúdio por esta situação e em jeito de desafiou pergunta: “Senhores avaliadores continuam a trabalhar e não fazem greve?”

Notícia sobre:

Avaliação de imóveis: o problema dos baixos preços e prazos curtos impostos pela banca

Com os valores da avaliação bancária de imóveis em máximos, os peritos profissionais deste setor enfrentam, todavia, momentos de forte baixa. Honorários reduzidos, concorrência elevada (e por vezes) desleal, seguros caros - mas que não cobrem os todos os riscos -, aumento da responsabilidade civil e um regulador, a CMVM, sem meios para fiscalizar, são alguns dos aspetos caraterizam a situação de crise que se vive atualmente na atividade de avaliador imobiliário em Portugal. 

Notícia sobre:

Avaliação bancária de imóveis sobe 70 euros num ano e renova máximo da década

O valor médio da avaliação bancária em Portugal continua a subir, tendo-se fixado nos 1.205 euros por metro quadrado (m2) em setembro. Isto corresponde a uma subida de 70 euros em termos homólogos e nove euros em termos mensais. E trata-se do valor mais alto desde o primeiro trimestre de 2008, quando atingiu os 1.220 euros por m2. Há ano e meio, sem parar, que este indicador que serve de referência para o crédito à habitação está numa trajetória de subida.

Notícia sobre:

Avaliação bancária de casas em máximos de dez anos

O valor médio de avaliação bancária das casas para efeitos de crédito à habitação foi 1.196 euros por metro quadrado (m2) em agosto. Trata-se de um aumento de nove euros (0,8%) face a julho e de 74 euros (6,6%) face ao mesmo mês do ano passado, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE).  

Notícia sobre:

Casas atingem valor bancário mais alto da década - subiram 70 euros por m2 num ano

Os bancos estão a dar cada vez mais valor às casas, dando um sinal ao mercado de que continuam disponíveis para conceder crédito à habitação. A avaliação bancária está a subir há 16 meses seguidos e num ano o m2 aumentou 70 euros, em termos médios, segundo o INE.

Notícia sobre:

Avaliação bancária a subir há 15 meses atinge valores mais altos de uma década

Consecutivamente, pelo décimo quinto mês, a avaliação bancária das casas tem vindo a aumentar. Em junho, o metro quadrado (M2) ficou quatro euros mais caro face ao mês anterior, passando para os 1.1180 euros a nível de média nacional, o que corresponde a uma subida de 0,3% e de 6,1% face ao período homólogo, respetivamente, segundo o INE.

Notícia sobre:

Casas na capital vendidas até 35% acima da avaliação bancária

As casas na zona da Grande Lisboa estão, de uma forma geral, a ser comercializadas acima das avaliações bancárias - que servem de referência aos contratos de crédito à habitação. No total, há 18 municípios em que se verifica este cenário, chegando o preço de venda a superar em até 35% o valor dado pelos bancos aos imóveis, segundo uma análise da Proteste Investe.

Notícia sobre:

Avaliação bancária de casas em máximos históricos (e está a subir há 14 meses)

O valor médio de avaliação bancária foi 1.176 euros por metro quadrado (m2) em maio, mais cinco euros que em abril e mais 65 euros que no mesmo mês do ano passado. A avaliação, que é utilizada pelos bancos para a concessão de crédito à habitação, está a subir há 14 meses seguidos, tendo superado os valores pré-Troika (1.156 euros por m2 em abril de 2011) desde fevereiro deste ano.

Vesela Vaclavikova/Unsplash
Notícia sobre:

Avaliação bancária das casas sobe sem parar há mais de um ano

Os bancos estão a valorizar cada vez mais as casas em Portugal. A avaliação bancária média nacional chegou aos 1.171 euros por metro quadrado (m2) no passado mês de abril, sendo este o valor mais alto desde o início de 2011 - quando o Instituto Nacional de Estatística (INE) começou a compilar estes dados. Há 13 meses consecutivos que este valor - que serve de referência ao crédito à habitação - não pára de subir. 

Notícia sobre: