Comentários: 0
Famílias pedem cada vez mais dinheiro ao banco para comprar casa
GTRES

As casas estão mais caras e as famílias estão a pedir cada vez mais dinheiro para comprá-las. Os bancos, esses, mostram-se também eles mais disponíveis para o financiamento. O valor médio dos novos empréstimos à habitação está prestes a bater recordes: está cada vez mais perto dos 100.000 euros, um nível nunca antes atingido.

O valor médio do capital em dívida dos novos contratos de crédito à habitação, celebrados nos últimos três meses, alcançou os 96.297 euros. Este é, de resto, o montante mais elevado desde janeiro de 2009, segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), citados pelo ECO. Um cenário que pode ser explicado não só pela escalada de preços dos imóveis, mas também pela maior facilidade na concessão de crédito por parte da banca.

Segundo os especialistas, esta equação é relativamente simples de resolver. As famílias estão a pedir mais dinheiro aos bancos quando querem comprar uma casa, porque as casas estão cada vez mais caras. “O principal fator que explica a evolução dos dados é a subida dos preços das habitações”, disse Filipe Garcia, economista-chefe da IMF, citado pela publicação. Nuno Rico, economista da Deco, vai ao encontro desta opinião. “A subida dos preços do imobiliário faz com que as famílias recorram a valores de crédito cada vez mais altos”, sublinhou.

A este fator é preciso juntar outro. Estamos a falar dos bancos, que se têm vindo a mostrar cada vez mais disponíveis para a concessão de crédito. Os bancos estão “a aprovar créditos por uma percentagem maior em relação à avaliação”, frisou Filipe Garcia, referindo-se ao período da crise, altura em que os bancos dificilmente financiavam mais de 50%/60% do valor da avaliação do imóvel. Atualmente, ainda assim, já é possível ver operações financiadas em 100% em alguns casos. “Temos um aumento das avaliações e preços e um aumento da percentagem do montante das transações que os bancos aprovam”, rematou o economista.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade