Arranque do ano marcado por manutenção da tendência de baixa no crédito à habitação.
Comentários: 0
Taxas de juro dos empréstimos da casa continuam a descer
Photo by Jon Cellier on Unsplash

O mercado do crédito à habitação em Portugal continua praticar baixas taxas de juro. E nas novas operações de financiamento para a compra de casa fechadas em janeiro de 2020, esta tendência voltou a ser reforçada, registando-se uma redução de 3 pontos base (pb) para 1,07%, face ao mês anterior. No primeiro mês do ano, os empréstimos para aquisição de casa subiram, atingindo os 977 milhões de euros, segundo dados do Banco de Portugal (BdP).

Quanto à taxa de variação anual (tva) dos empréstimos a particulares para habitação foi de 1,1%, mais 0,1 pontos percentuais do que o registado no mês anterior. No crédito ao consumo e para outros fins, as taxas de juro médias foram, respetivamente, de 6,95% e 3,80%, valores acima dos 6,55% e 3,74%, registados em dezembro, segundo os dados mais recentes do regulador. 

No conjunto da área do euro as tva dos empréstimos a particulares, nas finalidades habitação e consumo, foram, respectivamente, de 4,1% e 6,0%, valores que comparam com 3,9% e 6,1%, registados em dezembro.

Já a taxa de juro dos novos empréstimos concedidos pela banca nacional a sociedades não financeiras, em termos médios, foi de 2,30% (2,12% em dezembro). 

A taxa de juro das operações acima de 1 milhão de euros foi de 1,88% (1,85% em dezembro) e a das operações abaixo de 1 milhão de euros de 2,59% (2,42% em dezembro), aumentando o diferencial entre as duas taxas face ao mês anterior.

Os volumes de novas operações para habitação, consumo e outros fins totalizaram 977, 460 e 215 milhões de euros, respetivamente.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade