Esta é uma das medidas para ajudar as famílias com Euribor a taxa variável. E deverá ser proposta ao Governo de Sánchez em breve.
Comentários: 0
Apoios ao crédito habitação
Pexels

A subida das taxas Euribor está a agravar os créditos habitação de taxa variável em todos os países da Europa. E há vários Estados-membros que estão a preparar um conjunto de apoios para ajudar as famílias a pagar a prestação da casa. Portugal foi um deles, com o Governo de António Costa a anunciar descontos no IRS e condições extra de renegociação para as famílias. E, em Espanha, a banca está a estudar a hipótese de congelar o pagamento das prestações da casa, nos contratos com Euribor a taxa variável, durante um ano para atenuar o impacto da subida dos juros e da inflação nos orçamentos familiares e minimizar o incumprimento.

Em Espanha, quem colocou a proposta em cima da mesa de congelar o pagamento das prestações da casa durante um ano foi a CaixaBank. E embora a medida tenha sido bem recebida pelos outros bancos do país, ainda há vários pormenores a serem afinados, como é o caso do seu prazo de aplicação, a que juros e quem pode solicitar este apoio, confirmam fontes de mercado à Europa Press.

Até agora, esta foi a proposta para ajudar as famílias que têm créditos habitação de taxa variável que mais reuniu mais consenso pela banca espanhola. Embora não haja uma decisão final, o setor está a ponderar submetê-la ao Ministério da Economia do país, entidade que tem apelado aos bancos que procurem fórmulas de apoio às famílias com empréstimos habitação que apresentam maiores dificuldades em pagá-los.

Pagar as prestações da casa
Pexels

Uma medida para evitar o incumprimento do crédito habitação em Espanha

Esta medida desenhada pelo CaixaBank, mais do que atender à subida dos juros nos créditos habitação de taxa variável, vem antecipar uma possível situação financeira difícil para as famílias que estão a pagar empréstimos e que veem não só as prestações da casa subir, mas também o seu poder de compra a diminuir devido à alta inflação. Trata-se, portanto, de uma medida para travar o risco de incumprimento bancário.

A proposta apresentada pelo CaixaBank é equiparável às moratórias bancárias - um apoio prestado às famílias durante a pandemia – na medida em que também foge ao Código de Boas Práticas do país. Este código, note-se, inclui um conjunto de mecanismos destinados às famílias mais vulneráveis que apresentem problemas em pagar a hipoteca, tendo a possibilidade de reestruturar a dívida, por exemplo.

Ainda assim, esta crise poderá atingir famílias fora desta definição de “pessoa vulnerável”, apontam as mesmas fontes de mercado. Isto porque, com a elevada subida dos juros, muitas famílias veem as prestações da casa disparar centenas de euros, o que pode levar a que agregados com mais recursos financeiros se encontrem em dificuldades ao verem as suas contas a disparar.

Juros a subir nos créditos habitação
Pexels

Governo espanhol aplaude banca por desenhar apoios ao crédito habitação

No passado dia 7 de outubro, a vice-presidente de Assuntos Económicos e Transformação Digital de Espanha, Nadia Calviño, afirmou ter sentido uma "boa disposição" no setor bancário para encontrar soluções para situações difíceis, como é o caso do pagamento das prestações da casa mais caras para quem tem empréstimos de taxa variável.

A vice-presidente destacou a existência de um diálogo aberto com a banca para encontrar a fórmula “mais eficaz” para evitar situações de risco, embora tenha destacado que o incumprimento no mercado hipotecário está “muito baixa no momento” no país – tal como em Portugal.

E na semana passada, Nadia Calviño deu as boas-vindas à mais recente proposta bancária para amortecer o impacto da subida das taxas de juro e da Euribor nos orçamentos das famílias mais vulneráveis. “Saudamos todas aquelas propostas e iniciativas do setor financeiro que nos permitem, neste momento, aliviar as prestações da casa nas contas das famílias”, destacou a vice-presidente, em Washington antes de participar na reunião do G20.

Além disso, sublinhou também que o Executivo espanhol vai analisar "com muito interesse" todas as propostas que forem colocadas em cima da na mesa e espera possa ser anunciado o reforço do código de conduta bancária para a reestruturação da dívida "o mais rápido possível".

Ajudas às famílias para pagar créditos habitação
GTRES
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta