Euribor e prestações da casa descem

Prestações da casa voltam a descer em fevereiro com recuo da Euribor

Ao longo dos últimos dois anos, as famílias viram os seus orçamentos bem mais pressionados com o agravamento das prestações da casa via Euribor. Mas o tempo de aperto financeiro pode estar a chegar ao fim: as taxas Euribor voltaram a descer para todos os prazos em janeiro de 2024, aliviando as prestações da casa (ainda que ligeiramente). Isto quer dizer que quem está a pagar um crédito habitação a taxa variável vai sentir uma descida na prestação se for revista em fevereiro. E quem está a pensar comprar casa com recurso a financiamento bancário indexado à Euribor também irá pagar menos de prestação do que quem contratou nos meses anteriores, tal como revelam as simulações do idealista/créditohabitação.
Crédito habitação de taxa variável

Créditos a taxa variável e poupança “modesta” são riscos para Portugal

A procura por crédito habitação em Portugal mudou ao longo de 2023. À medida que as taxas Euribor foram escalando, as famílias passaram a optar pela taxa mista ao invés da taxa variável, representando já 64% do total de novos empréstimos à habitação em outubro. Mas olhando para a totalidade dos contratos, os créditos habitação a taxa variável continuam a ser predominantes (82,9% do total). Para a Comissão Europeia (CE), a “elevada” percentagem de empréstimos a taxa variável constitui um risco para Portugal, a par da taxa de poupança “modesta”.
Novos créditos habitação

Novos créditos habitação: montante atinge máximo histórico em outubro

As famílias continuam a comprar casa em Portugal, recorrendo ao financiamento bancário. Apesar de os juros estarem em alta e de as famílias continuarem a sentir o alto custo de vida fruto da inflação, o montante dos novos créditos habitação atingiu um novo recorde em outubro, tendo sido concedidos 1.880 milhões de euros pela banca. E a taxa de juro média nestes novos empréstimos da casa desceram ligeiramente para 4,25%, estando praticamente estáveis desde junho.
Crédito habitação de taxa variável

Créditos a taxa variável e mais falências: OCDE alerta para riscos

O clima macroeconómico na Zona Euro mudou – e muito – com a subida da inflação e o consequente aperto da política monetária pelo Banco Central Europeu (BCE). E há fatores que têm preocupado a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), como é o caso do maior peso dos créditos habitação a taxa variável, mais expostos à subida dos juros, e o aumento das falências das empresas. Para a organização, estes fatores trazem riscos para o sistema financeiro europeu.