Bancos em Portugal têm vindo a reduzir spreads nos empréstimos para atrair mais clientes, refere Banco de Portugal.
Comentários: 0
Crédito habitação de taxa mista
idealista

O atual contexto económico marcado pelos elevados juros, baixo poder de compra e menor confiança tem contribuído para arrefecer a procura de crédito habitação em Portugal. Mas os bancos continuam empenhados em atrair mais clientes, estando a reduzir os spreads nos empréstimos habitação. É o caso do Eurobic, que tem spreads a partir de 0,75% tanto em ofertas de crédito habitação a taxa mista, como variável. Explicamos tudo na rúbrica do Crédito habitação do mês de janeiro.

Os resultados do mais recente Inquérito aos Bancos sobre o Mercado de Crédito do Banco de Portugal (BdP) revelam que a banca não mudou os critérios de concessão de crédito destinado à compra de casa no último trimestre de 2023.  Mas no que diz respeito às condições de crédito, houve mudanças: registou-se uma “ligeira diminuição do spread” nos empréstimos da casa, sobretudo nos de risco médio. E esta redução dos spreads nos créditos habitação foi observada devido à “concorrência” entre instituições bancária, explicou ainda o BdP.

Esta é uma boa notícia para as famílias que querem comprar casa com recurso a crédito habitação, já que vão encontrar spreads mais atrativos, numa altura em que a Euribor já está a dar sinais de descida em reação à manutenção dos juros do BCE nos atuais patamares.

Taxa mista ou variável no EuroBic com spread desde 0,75%

Um dos bancos que ajustou o spread oferecido nos seus créditos habitação foi o EuroBic, que tem soluções de financiamento bancário com spread a partir de 0,75% tanto para quem procura taxa mista como variável:

  • Taxa mista: neste caso a oferta inclui um período taxa fixa a 2 anos, com TAN fixa de 4,00% (vinculação máxima), seguido de um período de taxa variável com TAN de 4,677%;
  • Taxa variável: com spread a partir de 0,75% e a possibilidade de chegar a uma TAEG de 5,4% (com máxima vinculação).

Nestes empréstimos habitação, o prazo máximo de pagamento será de 40 anos, com limite de idade do mutuário de 75 anos. Outro destaque da oferta do EuroBic é o financiamento até 90% do valor de aquisição ou avaliação, o menor dos dois. Isto porque é um dos poucos bancos que financia até aos 90% do valor de avaliação, uma vez que várias entidades financiam 90% do valor de compra, mas apenas 80% ou 85% do valor da avaliação.

Spread no crédito habitação
Foto de Tima Miroshnichenko no Pexels

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal.

Taxa mista com cada vez mais adesão em Portugal

Apesar da procura por crédito habitação estar a arrefecer, há quem continue a avançar com a compra de casa mediante financiamento bancário – mas agora fá-lo de outra forma. Se antes a taxa variável era a mais contratada, agora as taxas mistas têm ganho cada vez mais adeptos em Portugal, até porque há ofertas mais atrativas por parte dos bancos.

A adesão à taxa mista aumentou tanto ao longo de 2023 que, desde agosto, passou a representar a maioria dos novos empréstimos para a compra de habitação própria e permanente. “Em novembro, os novos empréstimos à habitação com taxa mista representaram 66% do montante de novos empréstimos à habitação”, apontou recentemente o regulador português.

O ajustamento da oferta dos bancos a favor da taxa mista é bem visível nos juros médios. Segundo os dados do BdP, em novembro, a taxa variável (4,84%) continuou a ser bem superior à taxa fixa (4,32%) nos novos créditos habitação. Isto quer dizer que, ao optar por taxa mista, num primeiro momento a prestação da casa a taxa fixa será mais acessível. Depois, segue-se um período de taxa variável (valor que só será conhecido no futuro).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta