Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Financiamentos bancários

Últimas notícias sobre "Financiamentos bancários" publicadas em idealista.pt/news

'Millennials' optam por comprar casa e construção dispara nos EUA

Historicamente, os EUA têm traçado tendências que, mais cedo ou mais tarde com mais ou menos intensidade, acabam por influenciar os cinco continentes. O número de casas em construção cresceu quase 20% em março face a fevereiro, um aumento superior às previsões mais otimistas dos analistas. E este raio de ação das construtoras e dos promotores imobiliários nos EUA já os permite fazer ouro no país.

Notícia sobre:

Bancos respeitam travão ao crédito à habitação – mas duração média dos novos empréstimos sobe

Os bancos estão a cumprir de forma generalizada os limites recomendados pelo Banco de Portugal (BdP) na concessão de novos créditos, nomeadamente no que diz respeito ao crédito à habitação, que atinge apenas 90% do valor do imóvel em mais de 90% dos casos. Em 2020, ano marcado pela chegada da pandemia da Covid-19, registou-se, no entanto, um aumento da maturidade média dos empréstimos para a casa, para 33,2 anos.

Notícia sobre:

Crédito à habitação passo a passo - como evitar que este processo seja uma dor de cabeça

Numa fase, mesmo em tempos de crise pandémica, em que os bancos mostram disponibilidade para financiar a compra da casa, torna-se relevante entender como funciona o processo de crédito à habitação passo a passo. Isto para evitar que este seja complexo e moroso. Ajudamos-te nesta tarefa, que é crucial para muitos portugueses na hora de comprar e/ou trocar de casa, até porque o nível de poupanças (dinheiro de entrada) que é preciso ter para comprar uma habitação em Portugal pode chegar aos 87.000 euros, no caso de Lisboa.

Notícia sobre:

Total de empréstimos concedidos às famílias para a compra de casa em máximos de 2016

O total de empréstimos concedidos às famílias para efeitos de crédito à habitação voltou a aumentar em fevereiro, situando-se nos 95.530,9 milhões de euros, um montante superior ao verificado no mês anterior (95.278,6 milhões de euros) e no período homólogo (93.101,7 milhões de euros). Segundo dados disponíveis no site do Banco de Portugal (BdP), é preciso recuar mais de quatro anos – até setembro de 2016 – para encontrar um ‘stock’ mais alto de empréstimos a particulares para a compra da casa, sendo que nesse mês atingiu 95.792,2 milhões de euros.

Notícia sobre:
Freepik

Que poupanças é preciso ter para comprar uma casa em Portugal? (dados por capital de distrito)

Mesmo em tempos de pandemia, muitos portugueses querem comprar casa e, para isso, precisam de um crédito à habitação. E se os bancos, apesar da crise gerada pela Covid-19, têm-se mantido disponíveis para emprestar dinheiro para esta finalidade, ao contrário de outros tempos, já não dão financiamentos a 100%. Assim, para se conseguir a casa que se quer, é preciso ter um pé-de-meia, ou seja, dinheiro de parte para se dar de entrada -e para suportar os outros gastos associados à aquisição, nomeadamente impostos. O nível de poupanças necessário varia consoante a zona do país onde se quer comprar casa, atendendo aos preços médios dos imóveis. Uma análise do idealista - realizada em plena crise pandémica - mostra a taxa de esforço nas capitais de distrito de Portugal Continental e Ilhas.

Notícia sobre:

‘Stock’ do crédito às famílias em máximos de junho de 2015 – empréstimos para a casa em alta

O total de empréstimos às famílias voltou a aumentar em janeiro de 2021, situando-se nos 120.793,2 milhões de euros, o valor mais alto desde junho de 2015 (121.033,5 milhões) e acima dos 120.751,9 milhões do mês anterior e dos 118.865,4 milhões de janeiro de 2020, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP) esta quinta-feira (25 de fevereiro de 2021). Destaque para o ‘stock’ do crédito à habitação, que aumentou em janeiro para 95.278,6 milhões de euros, mais que no mês anterior (95.041,5 milhões) e no período homólogo (92.997,6 milhões).

Notícia sobre:

Crédito à habitação: Bankinter oferece o spread mais baixo do mercado nacional

A Covid-19 “chegou” a Portugal há quase um ano, mas se há negócio que parece estar imune à crise pandémica é o do crédito à habitação. Hoje damos o pontapé de saída a uma nova rubrica do idealista/news, intitulada crédito à habitação do mês, na qual mostramos as principais condições oferecidas por vários bancos no que respeita ao financiamento da compra de casa. No caso do Bankinter destaque para o facto de ter o spread mais baixo do mercado: 0,95%.

Notícia sobre:

Quando fazer e para que serve a avaliação antes de pedir um empréstimo para compra de casa?

Uma vez escolhida a casa que pretendes comprar, chega o momento de avançares com o pedido de avaliação do imóvel junto do banco onde pretendes efetuar o crédito habitação. Mas para que serve afinal esta avaliação e de quem é a responsabilidade? Explicamos com a ajuda de especialistas.

Notícia sobre:

Como cancelar um crédito à habitação?

Cancelar um crédito à habitação é um alívio para qualquer proprietário, no entanto, com o pagamento da última prestação do empréstimo relativo à compra de casa não termina o encargo financeiro de um imóvel. O que é, então, preciso fazer para cancelar oficialmente o crédito à habitação? Os especialistas explicam.

Notícia sobre: