Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Financiamentos bancários

Últimas notícias sobre "Financiamentos bancários" publicadas em idealista.pt/news

Dever de assistência no empréstimo da casa - o que significa isto?

O crédito à habitação permite realizar o sonho de comprar uma casa. Mas também traz obrigações que deves conhecer bem para que este processo não se transforme num pesadelo. Mas há termos da linguagem dos financiamentos bancários que não são fáceis de descodificar. Para isso podes contar com a nossa ajuda. No artigo de hoje, preparado pela Deco para o idealista/news, trocamos por miúdos o que é o "dever de assistência". 

Notícia sobre:

Debt Service-to-Income (DSTI): como descodificar a linguagem do crédito à habitação

DSTI. Ficaste em pânico, porque estás em vias de pedir um empréstimo à habitação​​​​​​​ e não entendes o que está em causa? Não te preocupes. Hoje trocamos por miúdos esta sigla.

Notícia sobre:

Linguagem do crédito à habitação trocada por miúdos - o que é a análise de solvabilidade

O crédito à habitação​​​​​​​ (e não só) é um produto cada vez mais complexo, com contratos redigidos com linguagem demasiado técnica e de difícil compreensão, dificultando a comparação das propostas. Hoje descodificamos o que é a análise de solvabilidade com a ajuda da Deco.

Notícia sobre:

Bancos emprestaram 2,351 mil milhões para a casa em três meses – em março foram 870 milhões

Os empréstimos concedidos pelos bancos a particulares para a compra de casa aumentaram em março para os 870 milhões de euros, invertendo a trajetória descendente dos dois meses anteriores.

Notícia sobre:

Crédito à habitação em queda: bancos “só” emprestaram 810 milhões em agosto

Os bancos concederam 810 milhões de euros para a compra de casa em agosto, menos que os 919 milhões emprestados no mês anterior – em julho também se registou um recuo face a junho –, mas mais 100 milhões que o valor financiado no período homólogo, segundo dados do Banco de Portugal (BdP).

Notícia sobre:

Fim de ciclo na descida da prestação da casa: Euribor a 12 meses também já sobe

O ciclo de descida das prestações do crédito à habitação chegou ao fim. Começou com os empréstimos indexados às taxas Euribor a três e seis meses (a mais usada em Portugal) e já chegou à taxa a 12 meses. As taxas Euribor estão mesmo a subir, o que não é uma boa notícia para quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa.

Notícia sobre:

Deco Alerta: Tudo o que tens de saber sobre a Euribor negativa no crédito à habitação

Muito se tem falado sobre os efeitos da Euribor negativa nos créditos concedidos pelos bancos para a compra de casa. No artigo de hoje da rubrica Deco Alerta, explicamos-te tudo sobre este assunto.

Notícia sobre:

Cuidado com o crédito fácil online: não te deixes “levar pela facilidade dos cliques”, alerta a Deco

Cuidado com o crédito fácil online. O alerta é deixado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, que considera que há cada vez mais bancos a oferecer empréstimos pessoais “através de apps e do homebanking”.

Notícia sobre:

Pagaste o empréstimo da casa na totalidade? Há um documento que tens de pedir agora mesmo

Sabias que quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa e conseguiu saldar a dívida tem de pedir – ao banco – um documento chamado distrate de hipoteca? No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta explicamos-te tudo sobre este tema. 

Notícia sobre:

Prestação da casa desce em junho nos créditos com Euribor a seis e 12 meses

Boas notícias para quem pediu dinheiro emprestado ao banco e revê este mês (junho) a taxa de juro do contrato de crédito à habitação. Em causa estão os financiamentos indexados às Euribor a seis e 12 meses: nestes casos, a prestação vai baixar. O mesmo não acontece nos créditos associados à Euribor a três meses. 

Notícia sobre: