Boas notícias para o setor imobiliário e para a economia nacional em geral, numa perspetiva de consumo. Os consumidores portugueses parecem ter esquecido a crise e acreditar que o pior já passou, estando mais confiantes do que nunca e disponíveis para comprar. Isto mesmo mostra o relatório internacional Nielsen 'Estudo Global de Confiança dos Consumidores'.
Dados divulgados à agência Lusa pela consultora, referentes ao quarto trimestre de 2016, revelam que o "Índice de Confiança dos Consumidores Portugueses subiu oito pontos face ao período homólogo, atingindo 74 pontos, o valor mais alto desde sempre em Portugal".
Neste final de 2016, os portugueses mostram-se "especialmente otimistas" e, por isso mesmo, "mais disponíveis para o consumo". A Nielsen diz que 25% dos inquiridos consideram que os "próximos 12 meses serão uma boa altura para comprar (mais cinco pontos percentuais face ao período homólogo)".
Portugal confia mais que outros países mais fortes
A Nielsen, que conta com a participação 'online' de 61 países para elaborar o relatório, dá a conhecer que "o nível de confiança nacional ultrapassou o registado em países como a Finlândia (68), a França (66), a Rússia (63), a Itália (58) e a Grécia (53)", sendo que a média da União Europeia ficou nos 81 pontos e a média global alcançou os 101 pontos.
"As perceções dos consumidores portugueses têm vindo a melhorar significativamente: 36% (mais 10 pontos percentuais face ao período homólogo) não consideram que o seu país está em recessão económica e 17% (mais seis pontos face ao período homólogo) acreditam numa recuperação económica durante os próximos 12 meses", destaca a consultora citada pela aagência de notícias.
Para poder comentar deves entrar na tua conta