Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Aumento de venda de casas confirma “retoma da confiança do setor”, diz Luís Lima

Autor: Redação

Entre janeiro e setembro, foram transacionados cerca de 77.467 alojamentos familiares, sendo que no terceiro trimestre foram vendidos aproximadamente 27.239 imóveis, mais 33.2% que no período homólogo. Segundo Luís Lima, presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), “estes números confirmam a retoma da confiança no mercado imobiliário e o seu papel importante como motor da economia do país”.

Para o responsável, o aumento do número de vendas justifica-se pela “normalização da concessão de crédito à habitação, que dinamizou o mercado interno”, e pelo aumento do investimento estrangeiro.

Luís lima considera, no entanto, que os números podiam ser ainda melhores, caso “não se tivesse verificado o bloqueio na atribuição de autorizações de residência ao abrigo do programa vistos gold”. “Esta estagnação impediu a entrada de investimento no país, dirigindo-o para outros países da Europa e gerando a desconfiança nos potenciais investidores. Espero que esta questão seja resolvida o quanto antes e que o programa torne a retomar a expectável normalidade”, referiu, em comunicado.