Comentários: 0
Granadeiro e Bava receberam quase 50 milhões de euros de Salgado
Expresso

Henrique Granadeiro e Zeinal Bava receberam mais de 48 milhões de euros do Grupo Espírito Santo (GES). Os dois antigos administradores da PT chegaram a receber mais que uma transferência – com origem no GES – no mesmo dia, sendo que o dinheiro era depositado em Singapura, no caso de Bava, e na Suíça, no caso de Granadeiro.

Segundo a Visão, que teve acesso ao interrogatório de Ricardo Salgado – foi ouvido pelas autoridades dia 18 de janeiro deste ano –, foi em julho de 2007 que o ex-presidente do BES fez chegar milhões às mãos dos administradores da PT: foram depositados 6,5 milhões de euros a Henrique Granadeiro numa conta na Suíça e, cinco meses depois, 6,7 milhões a Zeinal Bava numa conta em Singapura. Nos anos seguintes as transferências terão continuado.

No interrogatório, Ricardo Salgado justificou as transferências para Granadeiro como pagamento de favores antigos, quando a família investiu num negócio de cerâmicas mal sucedido. Depois, disse que aquele dinheiro era para pagar a aquisição de parte de uma quinta do gestor da PT. Mas o contrato nunca chegou a ser redigido, escreve o Expresso, que se apoia na notícia avançada pela Visão.

No caso de Zeinal Bava, o ex-líder do BES designou como “garantia judiciária” os mais de 18 milhões de euros transferidos em 2011. Sobre a transferência de 2007, Ricardo Salgado não a soube justificar – nem Bava admitiu tê-la recebido.

A publicação escreve ainda que o Ministério Público (MP) descobriu que tinham sido desviados da Espírito Santo Enterprise 7,75 milhões de euros para uma conta offshore que pertencia a Ricardo Salgado. Para o procurador Rosário Teixeira, o banqueiro tirou proveitos dos negócios com a PT e escondeu os valores das declarações de rendimentos.

No caso de José Sócrates, pelas alegadas interferências políticas nos negócios da PT, o então primeiro-ministro terá recebido cerca de 22 milhões de euros. A primeira transferência terá acontecido em abril de 2006.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta