
Carlos Santos Silva – na ótica do Ministério Público (mp) significa dizer José Sócrates –, Zeinal Bava, Isabel Almeida, António Soares, Ricardo Salgado e os restantes quatro líderes dos clãs da família Espírito Santo são os alegados beneficiários de pagamentos do “saco azul” já conhecidos. Mas há ainda 18 altos funcionários do BES que recebiam pagamentos regulares.
Segundo o Observador, o MP tem em seu poder documentação que permite reconstituir a lista de pagamentos da offshore Espírito Santo (ES) Enterprises, que inclui titulares de cargos políticos e públicos, titulares de órgãos sociais de empresas participadas pelo Grupo Espírito Santo (GES), membros da família Espírito Santo, administradores e funcionários do BES.
Esta é, segundo a publicação, a lista de nomes já conhecida que fazem parte dessa lista de pagamentos:
Carlos Santos Silva
Hélder Bataglia, líder da Escom e ex-homem forte da família Espírito Santo para os mercados africanos e da Venezuela, é suspeito na Operação Marquês de ter transferido cerca de 20,9 milhões de euros para contas de Carlos Santos Silva, alegado testa de ferro de José Sócrates. O ex-primeiro-ministro continua, no entanto, a manter a sua defesa e a recusar a ideia central da Operação Marquês de que Carlos Santos Silva é o seu testa de ferro, refutando quaisquer suspeitas de corrupção.
Zeinal Bava
O Correio da Manhã noticiou que o ex-presidente executivo da PT tinha recebido cerca de 8,5 milhões euros da ES Enterprises, o Expresso corrigiu o valor para 18,5 milhões de euros e o Observador acrescentou que o valor tinha sido transferido em duas tranches: uma de 8,5 milhões em 2010 e outra de cerca de 10 milhões em 2011.
A venda da Vivo e a compra da Oi será, de acordo com o MP, o que está por detrás destas transferências.
Zeinal Bava explicou que se trata de uma aplicação fiduciária. Isto é, Zeinal limitou-se a receber o dinheiro do GES para eventualmente aplicar, em seu nome e de um grupo de quadros da PT (que nunca chegou a ser contactado), num futuro aumento de capital social da PT quando esta fosse totalmente privada (o que só aconteceu em 2014). Como tal aplicação nunca foi realizada, Bava devolveu o capital e juros numa data nunca revelada.
Ricardo Salgado e os restantes líderes da família Espírito Santo
O ex-presidente executivo do BES terá um duplo papel como beneficiário do saco azul do GES: Terá recebido cerca de 7 milhões de euros da ES Enterprises, que o próprio Salgado classifica como um empréstimo, e terá recebido complementos salariais pela sua atividade no exterior ao serviço do Grupo Espírito Santo desde, pelo menos, a criação da ES Enterprises, nos anos 90.
Isabel Almeida e António Soares
São os últimos nomes a serem conhecidos e foram revelados pelo Observador na semana passada. São dois ex-altos funcionários do BES com importantes funções no banco que foi liderado por Ricardo Salgado. Isabel Almeida era a diretora do Departamento Financeiro, Mercados e Estudos (DFME) enquanto António Soares foi o responsável pela sala de mercados do BES e, mais tarde, chief financial officer da seguradora BES Vida.
Os dois altos funcionários terão recebido cerca de 1,2 milhões de euros em 2009 e 2010 através do “saco azul” do GES.
18 altos funcionários do BES
Além de Isabel Almeida e de António Soares, a lista de pagamentos do “saco azul” do GES terá, pelo menos, mais 16 altos funcionários do BES. Do DFME e de outros departamentos relevantes do BES.
É provável, contudo, que o número final seja superior. Tudo porque era uma prática comum do BES, desde pelo menos 2007, atribuir um prémio anual aos funcionários que se tivessem destacado, escreve o Observador, salientando que os prémios eram atribuídos na Suíça e no Luxemburgo através de contas bancárias abertas no Banque Privée Espírito Santo, com fundos transferidos de contas do “saco azul” do GES. Muitas dessas contas foram abertas em nome de familiares dos responsáveis do BES premiados, o que configura, na ótica do MP, uma tentativa de dissimulação do destinatário final desses fundos, adianta a publicação.
Para poder comentar deves entrar na tua conta