Portugal pagou antecipadamente 3.550 milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI) este verão depois de, no final de junho, os parceiros europeus terem dado luz verde para mais reembolsos deste tipo. Para compensar estas amortizações sem ter de aumentar o recurso ao mercado, o Tesouro utilizou um empréstimo concedido pelo Santander e instrumentos de retalho, e assim pode poupar cerca de 60 milhões de euros ao ano em juros.
De acordo com o Jornal de Negócios, os empréstimos do FMI têm um custo de 4,4% ao ano, para uma maturidade residual de 3,9 anos. Uma taxa que compara com a de 1,60% oferecida na oferta de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV) do passado mês de julho, que têm prazo a cinco anos. Foram emitidos 1.200 milhões de euros nestes títulos direcionados para o retalho, sendo que a utilização desse valor para reembolsar o FMI permitiria uma poupança anual de cerca de 33 milhões de euros em juros. De referir, no entanto, que as OTRV podem pagar mais de 1,60% caso a Euribor a seis meses passe a valores positivos – atualmente a taxa é de -0,273%.
A maior fatia de fundos que permitiu novos reembolsos ao FMI veio, no entanto, de um empréstimo de 2.300 milhões de euros do Santander Totta, decorrente do acordo entre o Estado e o banco para encerrar a disputa dos “swaps”, escreve a publicação. Trata-se de um financiamento a taxa fixa e que tem um juro de 3,187%, custando menos 28 milhões de euros por ano que o empréstimo do FMI.
Quer isto dizer que, ao todo, utilizar as OTRV e este empréstimo bancário permitiu aliviar a fatura com juros em cerca de 60 milhões de euros.
De referir que o Tesouro reembolsou o FMI em 1.000 milhões de euros no final de junho, mais 1.760 milhões em julho e 790 milhões de euros este mês. No total, foram reembolsados desde janeiro 5.250 milhões de euros.
Entretanto, e segundo o Dinheiro Vivo, Portugal ainda deve 37% do empréstimo que contraiu ao FMI, o equivalente a cerca de 10.265 milhões de euros ou 5,4% do PIB do país.
Para poder comentar deves entrar na tua conta