Comentários: 0

O Fundo Monetário Internacional (FMI) mantem que espera que a economia portuguesa cresça 1% este ano e 1,1% no próximo. Em causa estão dados que constam no relatório Perspectivas da Economia Mundial, divulgado terça-feira (dia 4 de outubro) em Washington (EUA).

A confirmarem-se as previsões do FMI, 2017 será o oitavo ano consecutivo com o PIB de Portugal a crescer abaixo da média dos países do euro, escreve o Dinheiro Vivo.

Segundo o relatório, Portugal continua na lista dos que crescem menos. As estimativas do FMI apontam para que em 2017 só um país da Zona Euro cresça menos que Portugal: o PIB de Itália deverá crescer 0,9%. A Finlândia e o Reino Unido também deverão crescer 1,1% no próximo ano. Todos os outros devem apresentar um desempenho superior.

De referir, no entanto, que nas estimativas para este ano (2016) haverá mais países da Zona Euro com crescimento abaixo de Portugal: Grécia +0,1%, Itália +0,8% e Finlândia +0,9%.

No que diz respeito ao desemprego no país, o FMI conclui que a evolução deverá ser mais favorável que o previsto, sendo que a barreira dos 11% deverá ser quebrada já em 2017. A entidade liderada por Christine Lagarde reviu em baixa as previsões da taxa de desemprego em Portugal para 11,2% no final deste ano e 10,7% no próximo, números que ainda assim não deverão ter um impacto significativo na produção.

No relatório Perspetivas da Economia Mundial, divulgado esta terça-feira (dia 4 de outubto), o FMI prevê que o PIB mundial avance 3,1% este ano e 3,4% em 2017, ao mesmo ritmo previsto em julho. Mas há uma diferença importante: o crescimento dos EUA foi revisto em baixa para 1,6% este ano (quando a previsão era superior a 2%) e para 2,2% no próximo (também mais baixa).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta