Dívida pública de Portugal

Dívida pública de Portugal deverá cair 58% desde o pico da pandemia

Portugal encontra-se no top dez dos países mundiais que conseguiram, nos últimos anos, mais reduzir a dívida pública: surge na 8ª posição na redução da dívida entre o pico da pandemia, em 2020, e 2029, o último ano das projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI), com uma descida de 58 pontos percentuais (p.p.) do PIB.
juros da casa

“Manter juros elevados pode representar um grande risco”, alerta FMI

Os bancos centrais aumentaram significativamente as taxas de juros nos últimos dois anos para combater a inflação pós-pandemia. Mas por que é que alguns países estão a sentir o impacto das taxas mais altas e outros não? A resposta reside, em parte, nas diferenças nas características do mercado hipotecário e imobiliário, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI). E por isso, defende, "continuar a apertar ou manter as taxas de juro elevadas por mais tempo pode representar um grande risco”.
Aumento do PIB em Portugal e no mundo

As previsões do FMI para o crescimento do PIB em 2024

O crescimento do PIB e a queda da inflação deixam antever perspetivas mais positivas para 2024, embora permaneça o cenário de cautela nas economias globais, de acordo com previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI). No caso de Portugal, antecipa-se um crescimento de 1,5%.
Subida dos juros nos créditos da casa

Portugueses são os que mais sofrem com a subida dos juros do BCE

A maioria das famílias que está a pagar crédito habitação em Portugal está a sentir as prestações da casa a subir à boleia da Euribor, uma vez que mais de 80% do stock total foi contratado a taxa variável. E, agora, um estudo do Fundo Monetário Internacional (FMI) revelou que são mesmo os portugueses que estão a pagar mais juros nos empréstimos habitação do que qualquer outro país da Zona Euro (em proporção), na sequência das subidas das taxas de juro diretoras pelo Banco Central Europeu (BCE).
Crescimento do PIB de Portugal

PIB de Portugal a subir até 2028 – é 11º entre 20 países da Zona Euro

O PIB de Portugal deverá crescer 16% entre 2019, ano imediatamente anterior ao aparecimento da pandemia, e 2028, o que coloca o país no 11º lugar do ranking da Zona Euro, ou seja, entre 20 países. Alargando o espetro, a economia nacional ocupa a posição 138, entre 190 países analisados a nível mundial. Em causa estão projeções recentes do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Apoios ao crédito habitação

Medidas para aliviar juros não solucionam crise habitacional, diz FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) classifica as medidas do Governo português para aliviar o impacto das taxas de juro no crédito à habitação como “provisórias” e que não solucionam a crise, pedindo que sejam temporárias e dirigidas aos vulneráveis. “São medidas provisórias, não são uma solução
Imobiliário comercial em crise

Quebra no imobiliário comercial traz "riscos" ao sistema financeiro

O imobiliário está a ser posto à prova em Portugal e no mundo, estando o cenário de inflação elevada e altas taxas de juro a contribuir para aumentar os desafios. O alerta é dado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que no seu mais recente relatório, “Estabilidade Financeira Global”, deixa alguns alertas, quer para o imobiliário residencial quer para o comercial. A entidade avisa que uma possível crise imobiliária pode afetar a estabilidade financeira.
famílias portuguesas

Imobiliário residencial português está mais vulnerável, avisa o FMI

A Comissão Executiva do Fundo Monetário Internacional (FMI) validou a revisão em alta da projeção de crescimento económico de Portugal para 2,6% este ano, mas deixou um alerta para as vulnerabilidades no setor imobiliário residencial, recomendando uma reserva de capital de risco sistémico setorial. A instituição está preocupada com as famílias, sobretudo com as mais expostas ao aumento dos custos de vida, que podem ver os seus orçamentos para pagar contas estrangulados face a uma contínua subida dos juros.