Comentários: 0
Amesterdão ganha EMA e Porto perde 1.130 milhões e 5.300 novos empregos
GTRES

O Porto não ficou entre as cidades mais votadas para acolher a nova sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla original). A cidade Invicta foi afastada na primeira volta da “corrida”, ao ser a sétima cidade mais votada, falhando a passagem à nova votação – que daria a vitória, por sorteio, à cidade holandesa de Amesterdão. Feitas as contas, Porto e Portugal poderão ter perdido a oportunidade de criar 5.300 novos empregos e de arrecadar mais 1.130 milhões de euros até 2030.

De recordar que estas foram as estimativas previstas pela consultora Deloitte sobre o impacto de uma eventual vitória da candidatura portuense a ser a casa da EMA, num estudo realizado para o Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde. O Porto foi afastado na primeira volta da votação, ao ter recebido apenas dez votos. Na votação final, nem Amesterdão nem Milão conseguiram obter os votos necessários para se chegar a uma decisão final, tendo sido realizado um sorteio que deu aos holandeses a vitória.

"Nem sempre a Europa faz as melhores escolhas", diz Costa

O primeiro-ministro António Costa falava em Tunes, em conferência de imprensa no final da 4ª Cimeira Luso-Tunisina, quando recebeu a notícia que dava conta da não passagem do Porto à fase final da votação. O chefe de Estado elogiou o percurso da candidatura da cidade para acolher a sede da EMA, mas lamentou que a Europa nestes processos nem sempre faça as melhores escolhas, escreve a Lusa.

"Nem sempre a Europa faz as melhores escolhas. Mas, vamos continuar a trabalhar em conjunto para prosseguir o objetivo de promover o Porto na Europa e no mundo, assim como o Porto tem ajudado a promover Portugal na Europa e no mundo", declarou o primeiro-ministro, tendo ao seu lado o líder do executivo tunisino, Youssef Chahed.

Paris será a nova casa da Autoridade Bancária Europeia (EBA)

Os 27 Estados-membros também votaram para a eleição da nova sede da Autoridade Bancária Europeia (EBA) e, tal como já tinha acontecido com a EMA, não chegaram a qualquer maioria. A cidade francesa de Paris empatou a 13 votos com Dublin (Irlanda) e a escolha acabou por ser tomada por sorteio.

Segundo o Jornal Económico, para chegar à decisão foram necessárias três votações. Dublin, Paris e Frankfurt foram as cidades que passaram à segunda ronda com 13, dez e quatro votos, respetivamente. A última votação foi disputada entre Dublin e Paris, saindo vencedora a capital francesa.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta