
Alguns efeitos do Brexit ressaltam positivamente para o resto dos Estados membros. Muitas companhias europeias com sede em Londres vão ter que emigrar para outra cidade quando o Reino Unido deixe de formar parte da União Europeia (UE). E o Conselho comunitário já fez saber as 19 cidades candidatas a receber a Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) e cujo vencedor será conhecido em novembro. O Porto é a única cidade espanhola na corrida para acolher a EMA.
Este é o organismo responsável por conceder a autorização de comercialização de medicamentos, além de supervisionar a sua correta elaboração. Até agora, a EMA estava localizada em Londres, mas desde que se formalizou o processo do Brexit, que está à procura de uma nova sede. Esperava-se um resultado para o passado mês de junho, mas o Conselho Europeu veio entretanto determinar que o destino da agência seja escolhido até 20 de novembro próximo.
Em algo mais de três meses, os 27 estados membros deverão votar em segredo o seu favorito. O sistema de votos será o seguinte: cada país poderá votar três candidatos, com três, dois e um pontos. Quase de certeza que isso levará a uma segunda ronda com três finalistas e cada país poderá votar numa delas com um ponto.
2 Comentários:
Aposto que vai para leste
"O Porto é a única cidade espanhola na corrida para acolher a EMA." - Espanhola???
Para poder comentar deves entrar na tua conta