
Sim, os reembolsos do IRS já começaram a “cair” nas contas dos contribuintes que entregaram o IRS automático nos primeiros dias do prazo de entrega – os primeiros, aliás, a beneficiar do pagamento do reembolso. O montante é devolvido por transferência bancária, por isso é melhor certificares-te que introduziste o IBAN corretamente na declaração.
O prazo oficial para os reembolsos do IRS serem pagos é 31 de julho. Mas o pagamento chegará mais cedo a todos aqueles que entregaram a declaração por via IRS automático. As expectativas das Finanças – de que os reembolsos poderiam chegar em menos de 15 dias – confirmaram-se.
Ainda assim o pagamento não tardará, muito mais tempo, para os restantes. No caso dos contribuintes que entregaram o modelo 3, no ano passado o período médio para o reembolso foi de 23 dias, um prazo que o Governo tenciona cumprir. Nas declarações não automáticas, a seguir à submissão, tem de haver um processo de validação (que apenas avança quando a declaração é dada como certa). Só depois se seguirá a liquidação e a emissão do reembolso.
Consultar o reembolso é relativamente simples. Bastará aceder ao separador “Informação Financeira” e clicar em “Movimentos Financeiros”, onde deverás preencher o ano e tipo de imposto a consultar.
Para poder comentar deves entrar na tua conta