Comentários: 0

No ano passado o PIB per capita dos portugueses subiu 2,9% – o maior aumento desde o início do século. Segundo os dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), é preciso recuar ao ano de 2000 para encontrar um crescimento maior. Portugal tem mais poder de compra, mas continua na 47ª posição no ranking de países mais ricos.

Retoma económica, reposição de rendimentos – aumento das pensões e do salário mínimo –, "boom" do turismo, dinâmica do mercado imobiliário e reforço do investimento. Estas são algumas das razões que poderão explicar o aumento do poder de compra dos portugueses, escreve o Dinheiro Vivo, que analisou os dados do FMI. Mas a trajetória vai continuar a seguir uma tendência crescente. A riqueza por habitante deverá registar novo crescimento em 2018, atingindo cerca de 2,8%.

Ainda assim, Portugal continua a aparecer no 47º lugar na lista do poder de compra. O país que ocupa a primeira posição é o Qatar, seguido de Macau. No terceiro lugar do pódio aparece o Luxemburgo, onde cada cidadão ganha anualmente cerca de 86.000 euros, 3,5 vezes mais que em Portugal.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta