Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Portugueses mais confiantes na situação económica do país

Autor: Redação

Os consumidores portugueses acreditam que a situação económica e financeira do país é tendencialmente melhor que em 2017.  A conclusão é de um estudo do IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing sobre os hábitos de consumo dos portugueses no último ano e a sua evolução para 2019. Mais de 70% dos inquiridos acredita, aliás, que o poder de compra se irá manter em 2018.  

Segundo o estudo, citado pelo Jornal Económico, 68% dos 450 inquiridos acredita que a situação financeira do agregado familiar vai manter-se, depois da melhoria em 2017, e 74% considera que o seu poder de compra também não vai ser alterado.

A verdade é que os portugueses estão a mostrar sinais de confiança no futuro, de tal forma que 49% dos inquiridos considera que a situação irá melhorar enquanto 48% pensa que se irá manter. Apenas 3% acredita que a situação económica irá piorar.

No que diz respeito ao rendimento disponível, o estudo conclui que 46% dos inquiridos obteve um aumento do rendimento em 2017 face ao ano anterior. A justificar o aumento do orçamento disponível, 35% dos inquiridos destacou a integração no mercado de trabalho de um elemento do agregado familiar.