Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Eleições legislativas 2019: quais são os municípios que ganharam e perderam eleitores?

Jornal de Negócios
Jornal de Negócios
Autor: Redação

A campanha para as eleições legislativas marcadas para o dia 6 de outubro de 2019 ainda não começou, mas já é sabido que os distritos de Lisboa e Porto vão "roubar" um deputado aos distritos da Guarda e Viseu, passando a eleger 38% dos deputados da Assembleia da República. Os distritos ganharam, mas os municípios perderam: Lisboa e Porto viram o número de eleitores cair. Mas, afinal, quais são os 10 municípios que ganharam e perderam eleitores?

Os cinco municípios que perderam mais eleitores são Penamacor, Sernancelhe, Tabuaço, Penedono e Mortágua, com perdas que oscilam entre 17% e 13% em cinco anos - quatro ficam situados no distrito de Viseu. Os cinco que ganharam eleitores estão localizados, por esta ordem, na Lousã, Mafra, Alcochete, Albufeira e Trofa.

Os distritos de Lisboa e Porto ganharam, de facto, eleitores, elegendo por isso mais deputados, mas os municípios com o mesmo nome viram o número cair entre as duas últimas eleições para o Parlamento Europeu, segundo o Negócios. A cidade de Lisboa perdeu 3,7% de eleitores, sendo que na Invicta o recuo foi de 3%.