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Guimarães quer “derrubar obstáculos identificados” para aumentar permanência de turistas
Elisabete Soares

Guimarães identificou o conjunto de obstáculos que fazem com que a cidade “berço da nacionalidade” e uma das mais bonitas e bem conservadas do país tenha somente um turismo de passagem, que em média dura apenas um dia. Um cenário que a autarquia se propõe a mudar, atraindo mais pessoas e "contagiando-as com a ‘Garra Vimaranense’". 

De acordo com o estudo Estratégia Turística 2019/2029 do Município de Guimarães, apresentado esta terça-feira (17 de setembro de 2019), “entre os obstáculos identificados, os que mais se destacaram foram a curta estadia no território vimaranense, a concentração no centro da cidade, alguma perda de notoriedade junto dos mais jovens, bem como algum desconhecimento fora de Portugal”.

Em entrevista ao idealista/news, em finais de abril, a vereadora do Turismo, Sofia Ferreira, dava conta da preparação de um projeto ambicioso, para que em breve Guimarães atinja uma média de permanência dos turistas de dois dias, igualando a cidade do Porto.

Contagiar as pessoas com a “Garra Vimaranense”

A apresentação do estudo – elaborado pela empresa Bloom Consulting – que marca o novo posicionamento da marca Guimarães na captação de turismo, contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, e de Sofia Ferreira.

Guimarães quer “derrubar obstáculos identificados” para aumentar permanência de turistas
Elisabete Soares

Segundo Domingos Bragança, “são estes obstáculos que nos propomos derrubar com esta estratégia, atraindo mais pessoas para o território municipal de Guimarães e contagiando-as com esta ‘Garra Vimaranense’, com o orgulho que temos na nossa história, com a forma única como recebemos quem nos visita”. “Mas também com o espírito de união que nos leva a defender o que é nosso, que é o território que desde pequenos nos ensinaram a amar e do qual nos orgulhamos”, acrescenta.

Esta estratégia vai concretizar-se “através de três programas principais, 12 projetos e 48 subprojetos que envolverão todos os 158.124 vimaranenses”, destaca o autarca.

Reforçar o papel da atividade turística

O principal objetivo, conclui o estudo, é reforçar o papel da atividade turística, derrubando os obstáculos identificados, potenciando e partilhando este novo posicionamento, dentro e fora do território nacional.

“A ‘Garra Vimaranense’ é a ideia central de Guimarães. É o conceito com o qual a população se identifica e do qual se orgulha. É o que diferencia Guimarães do resto do mundo e é nesta ideia central que está assente a estratégia de captação de turismo do município para os próximos anos”, lê-se, ainda, na apresentação do estudo.

Guimarães quer “derrubar obstáculos identificados” para aumentar permanência de turistas
Elisabete Soares

“Quem visita Guimarães... adora” 

Uma das conclusões do estudo é que quem visita a cidade... adora. “É inquestionável para os ‘stakeholders’ locais que Guimarães proporciona uma sensação extremamente positiva a quem visita o território pela primeira vez”, refere o estudo. No entanto, adverte, “nem sempre leva uma experiência única”. “Quando confrontados com o fator ‘experiência única’, os ‘stakeholders’ dividiram-se”.

De acordo com as conclusões do estudo, o desenvolvimento desta estratégia para o turismo da cidade teve por “base os resultados de uma extensa fase de pesquisa e de estudos qualitativos e quantitativos elaborados com a finalidade de compreender as perceções internas e externas de Guimarães, das quais podemos destacar: o ‘goodwill’ interno e o reconhecimento nacional a 100%, apesar de o reconhecimento internacional ter ainda espaço para crescer”. 

"A ‘Garra Vimaranense’ é a ideia central de Guimarães (...). É o que diferencia Guimarães do resto do mundo e é nesta ideia central que está assente a estratégia de captação de turismo do município para os próximos anos"

O estudo conclui ainda que se verificou a existência de perceções bastante alinhadas com a realidade – tanto internamente como no restante país –, havendo uma prevalência nos temas relacionados com a Fundação e a História de Portugal. 

A estratégia apresentada pela autarquia conta com o envolvimento da população que foi auscultada durante os últimos meses e que, desta forma, pode também contribuir, desde o primeiro minuto, para a missão de posicionar Guimarães no mapa enquanto destino turístico, não só a nível nacional, mas também internacional.  

Envolver os mais jovens e todos os agentes

O programa quer “envolver os mais jovens”, mas também todos os “agentes que contactam com o turismo” e até mesmo “quem chega agora” a este território. Contudo, há ainda outros objetivos, como a valorização territorial: “Tornar todo o território vimaranense num reflexo da visão do município de Guimarães”. 

Outro pilar será o de “desenvolver e dar a conhecer um leque de experiências que vão espelhar não só a monumentalidade do território, mas também dos vimaranenses”, destaca o estudo.

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