À taxa do registo acresce, por exemplo, a colocação do microchip e o valor da consulta.
Comentários: 0
O registo de animais de estimação quanto custa afinal? Mais de 2,50 euros...
Photo by Camilo Fierro on Unsplash

Por força da lei, os donos de cães, gatos ou furões vão passar a ter de registar obrigatoriamente os seus animais de estimação no sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC). O diploma, que entrou em vigor a 25 de outubro de 2019, criou uma taxa de registo de 2,50 euros. Mas sabe-se agora que, afinal, os custos vão ser maiores: tudo depende do veterinário, uma vez que à taxa do registo acresce a colocação do microchip e o valor da consulta.

A Ordem dos Médicos Veterinários começou a receber nos últimos dias vários “pedidos de esclarecimento” a propósito do assunto, segundo escreve o Público. Na prática, e segundo a explicação do bastonário da Ordem, Jorge Cid, “a taxa de 2,50 euros, que saiu no decreto-lei, é uma taxa que os médicos veterinários têm de pagar à base de dados [em que uma parte é para o Estado] para poderem registar animais”.

De acordo com o responsável, o preço final a pagar pelo dono do animal será sempre superior a 2,50 euros. A fatura incluirá também a colocação do microchip e a consulta, algo que irá variar de veterinário para veterinário. Ou seja, o valor dependerá sempre dos tratamentos (ou não) necessários para regularizar o boletim do animal. O jornal em causa consultou os preços de cinco clínicas no Porto, Lisboa, e Algarve, concluindo que o preço mais baixo praticado era de 25 euros e o mais alto de 50.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade