Bruxelas já tinha enviado um parecer fundamentado a pedir a alteração da lei, mas o Governo recusou-se a fazê-lo.
Comentários: 0
Comissão Europeia leva Portugal a tribunal por causa do imposto sobre carros usados importados
Photo by Hannah Sutherland on Unsplash

Bruxelas vai levar Portugal ao Tribunal de Justiça Europeu por causa da forma como aplica os impostos sobre os carros usados importados de outros países da União Europeia (UE). A Comissão Europeia (CE) já tinha enviado um parecer fundamentado a pedir a alteração da lei, mas o Governo recusou-se a fazê-lo. Em causa está o facto de, no cálculo do Imposto Sobre Veículos (ISV) aplicável às viaturas usadas importadas, a legislação nacional não considerar a idade dos carros no cálculo da componente ambiental do imposto para efeitos de depreciação.

"Ao abrigo das regras da UE, nenhum Estado-Membro pode fazer incidir, direta ou indiretamente, sobre os produtos dos outros Estados-Membros imposições internas superiores às que incidam, direta ou indiretamente, sobre produtos nacionais similares", refere a Comissão Europeia, em comunicado, acrescentando que não tendo "plenamente em conta a depreciação dos veículos importados de outros Estados-Membros", a legislação portuguesa é "incompatível" com os tratados europeus.

 “A decisão de submeter a questão ao Tribunal acontece na sequência da falha de Portugal em alinhar a sua legislação pelo direito da UE, na sequência do parecer fundamentado da Comissão”, remata.

Bruxelas enviou uma notificação a 24 de janeiro de 2019, seguida de um parecer fundamentado a 27 de novembro de 2019. Como Portugal ainda não cumpriu, a instituição europeia decidiu levar a questão ao Tribunal de Justiça Europeu.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta