Estudo internacional de especialista em branding aponta para 7 grandes mudanças de consumo a ter em conta.
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Atenção empresas e marcas: os hábitos e comportamentos dos consumidores no pós-covid
Photo by Ross Findon on Unsplash

A pandemia da Covid-19 poderá alterar de forma permanente o comportamento dos consumidores e causar mudanças estruturais em várias indústrias. Já está, de resto, a provocar alterações na forma como compramos e a dar lugar a um conjunto de novos hábitos em tudo diferentes de antes. Um relatório da Big Red Rooster (empresa de branding da consultora JLL) veio identificar pelos menos 7 mudanças em curso.

Ainda é difícil calcular, com precisão, os efeitos deste surto, mas há sinais que apontam para um “novo normal”, segundo dados da empresa. “Não podemos não viver esta experiência”, diz Emily Miller, VP of Strategy & Insight da Big Red Rooster, à CNBC, acrescentando que, embora a Grande Recessão tenha mudado os hábitos financeiros, a crise do coronavírus terá um efeito muito mais dramático numa série alargada de comportamentos. Os novos hábitos, adquiridos durante a pandemia, “vão muito além dos gastos”, refere ainda Miller.  Eis a lista do que muda, compilada pela Big Red Rooster.

7 hábitos que vão mudar

  • Olhar, mas não mexer

A pandemia está a mudar a forma em como tocamos nas coisas. Isto porque o vírus poderá durar horas e em alguns casos, até dias, em determinados materiais e superfícies. O receio de contaminação deverá travar o ímpeto de tocar nas coisas.

  • Proteger o espaço pessoal

Semelhante ao evitar tocar nas coisas será o proteger as nossas “bollhas” pessoais. Durante semanas a fio fomos obrigados a manter distância de outras pessoas, e será difícil “mudar o chip” das diretrizes de distancialmento social impostos. Os espaços ao ar livre serão, por isso, preferidos, em detrimentos de espaços fechados como centros comercais.

  • Comprar local

Esta será outra consequência. A pandemia incutiu em muitos consumidores um maior interesse em fazer compras locais, e há cada vez mais pessoas a quererm apoiar os cafés, lojas ou restaurantes da sua zona.

  • Menos compras por impulso

Quando pandemia explodiu, muitas pessoas procuraram concentrar-se, sobretudo, em aumentar o stock de alimentos e produtos essenciais para casa, reduzindo os gastos com roupa, acessórios e outras coisas que não são prioridades.

  • Tudo se torna virtual

As compras online estavam a crescer antes da Covid-19 e ganharam agora um novo impulso. As marcas e empresas terão agora de ser mais criativos e aumentar a eficiência, uma vez que esta será uma forma de comprar cada vez mais popular entre consumidores. Diz a Big Red Rooster que terão de encontrar melhores formas de exibir os produtos online, e garantir que os compradores saibam, por exemplo, o tamanho exato de roupas e sapatos que devem comprar.

  • Lealdade às marcas que transmitem confiança

Segundo o relatório, os consumidores irão escolher as marcas que mais lhe inspiram confiança, e deverão sentir-se atraídas por aquelas que se mostraram sensíveis ao tema, nomeadamente através de várias iniciativas de promoção da saúde e segurança.

  • Decisões globais

A pandemia uniu-nos globalmente e, por esse motivo, a especialista acredita que os consumidores estarão mais conscientes e atentos sobre de onde é que vêm e são produzidos os produtos. Um novo desafio, também, para as marcas e empresas, que terão de ser mais transparentes sobre esses processos.

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