As novas medidas serão aprovadas esta quinta-feira (10 de setembro de 2020), em Conselho de Ministros.
Comentários: 0
Horários de trabalho em vias de mudar - esta e outras medidas do Governo contra a Covid-19 
Photo by Vitor Pinto on Unsplash

Com o arranque do novo ano letivo à porta, e numa altura em que já se prepara o outono/inverno, o Governo está a estudar novas medidas de combate à Covid-19 para travar possíveis novos focos de contaminação. A partir de 15 de setembro todo o país passará a estar em contigência – Lisboa nunca chegou a sair deste nível de alerta –, e o Executivo de António Costa está a ultimar aquelas que serão as novas regras e restrições. Entre elas está a hipótese de desfasamento dos horários de entrada e saída do trabalho para evitar ajuntamentos.

As novas medidas serão aprovadas esta quinta-feira (10 de setembro de 2020), em Conselho de Ministros. E o diploma que irá sair da reunião deverá mesmo contemplar regras para evitar horas de ponta, que se verificam sobretudo nos transportes públicos, segundo a notícia avançada pelo Observador. Assim, e para evitar ajuntamentos, poderá haver dois horários diferenciados, um cenário que permitiria distribuir as pessoas por dois grupos e cortar em metade os aglomerados nas horas mais críticas – a medida não está fechada, mas a hipótese está em cima da mesa.

Diz ainda o jornal, citando fontes do Governo, que para já o uso de máscara continuará a ser obrigatório apenas em espaços fechados, como transportes públicos, serviços públicos como repartições de finanças e conservatórias, comércio e restauração.

Com todo o país em situação de contigência, a partir de 15 de setembro, sabe-se, para já, que os estabelecimentos comerciais têm de encerrar às 20h00, hora a partir da qual não podem ser vendidas bebidas alcoólicas, à exceção dos supermercados e hipermercados, que podem encerrar às 22h00. Os restaurantes podem admitir clientes até às 24h00. Os ajuntamentos com mais de dez pessoas também passam a ser proibidos em todo o território.

Ver comentários (0) / Comentar