Owen Hurcum tem apenas 23 anos e tornou-se na primeira pessoa não-binária – termo utilizado por quem não se identifica nem com o género feminino, nem com o género masculino - a assumir o cargo de presidente de câmara no mundo. É estudante de Arqueologia e autarca de Bangor, a cidade mais antiga do País de Gales.
Mudou-se de Londres para Bangor há cinco anos, onde sente que pode ser quem é desde o primeiro dia. "Nunca podia ser eu em Londres. Sabia que era LGBT quando tinha 12 anos e desesperadamente escondi isso de toda a gente, como a minha família, os meus amigos e a comunidade. Não sentia segurança nem me sentia confortável em Londres. Só quando vim para Bangor é que me senti confortável em assumir-me”, refere, citado pelo P3.
Sente uma grande honra por representar a sua comunidade numa posição como esta – a de autarca – e garante que não foi “não foi um choque ou uma surpresa” ter conseguido vencer a eleição. Na verdade, concorreu sozinho. “Não estava à espera disso. Não puseram ninguém a concorrer contra mim, por isso a minha eleição aconteceu sem oposição”, explica.
Quer “pôr Bangor no mapa” e acredita que esta eleição pode ser um passo em frente na representação de pessoas trans e não-binárias na política e em lugares de poder.
Para poder comentar deves entrar na tua conta