Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa 2021 volta a sair à rua dia 19 de junho

A marcha deverá iniciar-se pelas 18h00 e irá percorrer a Avenida da Liberdade, desde a Praça do Marquês de Pombal até à Praça dos Restauradores.

Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa 2021
Imagem meramente ilustrativa / Photo by Margaux Bellott on Unsplash
Autor: Redação

A Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa volta a sair à rua no próximo sábado, dia 19 de junho de 2021, depois de um ano marcado pela pandemia, e que obrigou ao cancelamento de inúmeros eventos. A marcha deverá iniciar-se pelas 18h00 e irá percorrer a Avenida da Liberdade, desde a Praça do Marquês de Pombal até à Praça dos Restauradores, com o mote “Desconfinar direitos, afastar preconceitos”, relembrando que “a luta pelos direitos de todas as pessoas continua viva, desconfinada e com toda a força”.

Numa entrevista ao idealista/news, Marta Ramos, diretora executiva da ILGA Portugal, apelou a que quem participe “cumpra as regras e venha com essa missão de fazer cumprir as regras durante a marcha”, para que este “seja um momento de verdadeira celebração, união e de reivindicação de direitos”.

Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa 2021
ILGA Portugal

“Queremos que seja uma marcha tão ou mais participada que nos anos anteriores, especialmente porque no ano passado também não houve a Marcha do Orgulho em Lisboa. Queremos que as pessoas saibam também que a comissão organizadora está a trabalhar para garantir o cumprimento de todas as regras e condições sanitárias”, explica a responsável.

Recomenda-se, por isso, a utilização de máscara, o distanciamento mínimo de dois metros entre pessoas e outras medidas de higiene e segurança, como a desinfeção das mãos.

Arraial Lisboa Pride de volta em 2022

“O Arraial Pride deverá estar de volta em 2022, queremos muito que aconteça”, conta ainda Marta Ramos. Este ano, e mais uma vez por causa da pandemia, não estão reunidas as condições para a realização deste evento.

“Dado o atual contexto de saúde pública associado à crise da Covid-19, na linha do que foi decidido pela Câmara Municipal de Lisboa sobre as Festas de Lisboa – e numa altura em que a região de Lisboa e Vale do Tejo se encontra sob pressão no que toca à realidade pandémica –, a ILGA Portugal comunica que este ano não será possível  realizar  mais uma edição do Arraial Lisboa Pride, o maior evento de visibilidade e orgulho LGBTI+ do país, inicialmente agendado para  26 de junho”, lê-se no comunicado da organização.

Para esta decisão, segundo a ILGA, pesa também o facto de “não haver capacidade para movimentar os recursos financeiros e humanos para fazer acontecer um evento destas dimensões”. “Esta crise trouxe um aumento exponencial de pedidos de apoio e, acompanhando aquela que é desde sempre a missão da ILGA Portugal, é para esses casos que estão a ser canalizados os recursos disponíveis de momento”, refere.